Congresso discute uso de células no tratamento de doenças


05/03/2018 11:50 | Leonardo Battani - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: folder do evento) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218115.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo de Aquino Castro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218116.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Batista da Silva Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218117.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eder Zucconi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218118.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cássio Navarro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Profissionais da área de saúde, médicos, cientistas e estudantes marcaram presença no Congresso de Terapia Celular, realizado na última sexta-feira (2/3), na Assembleia Legislativa. Nas palestras foi debatido o uso de células-tronco para a realização de terapia em doenças, produzindo efeitos de regeneração ao indivíduo.

Segundo o deputado Cássio Navarro (PMDB), que solicitou o evento, o tema é de grande relevância para a população, já que se tratam de novas técnicas para o tratamento de doenças. "É uma modalidade nova. Deve haver muita atenção e muito estudo para tornar-se uma realidade", disse.

O congresso abordou a regulamentação da terapia celular pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o gerente de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da instituição, João Batista da Silva Júnior, a Anvisa publicará uma resolução sobre o desenvolvimento de novos recursos terapêuticos a partir de células humanas. "A mudança tem o objetivo de fornecer um ambiente regulatório às pesquisas que já estão em desenvolvimento no Brasil e em outros países. Aqui já temos normas fortes para a terapia convencional, com medula óssea e cordão umbilical", explicou.

Para Éder Zucconi, diretor científico da StemCorp, banco privado de armazenamento de células-tronco, falta regulamentação para replicar a tecnologia que está sendo feita fora do país. "Estamos bastante confiantes, e teremos uma discussão agora com um dos envolvidos na Resolu­ção da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa", declarou.

A terapia celular é um tema recorrente de estudos cientí­fi­cos em todo o mundo e compreen­de a utilização de células com objetivos terapêuticos. Essas células podem ser usadas das mais diferentes maneiras, com o objetivo de promover algum efeito benéfico regenerativo ou protetor. 

alesp