Relator da CPI do Condepe questiona ex-presidentes do Conselho


08/03/2018 11:51 | Da assessoria do deputado Coronel Camilo

Compartilhar:

Reunião da CPI Ethos/Condepe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218434.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Coronel Camilo, relator da CPI Operação Ethos/Condepe, participou da oitiva do ex-presidente do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) Rildo Marques de Oliveira e de seu vice, Renê Ivo Gonçalves, realizada nesta quarta-feira (7/3), na reunião da Comissão. A CPI foi criada para investigar pessoas citadas na operação policial Ethos, que comprovou ligação do ex-presidente do Conselho, Luis Carlos dos Santos, com o crime organizado. Ele já foi condenado - juntamente com outros acusados " por promover falsas denúncias contra as polícias, acusando-as por desrespeito aos direitos humanos.

O deputado, após frisar que a Polícia Militar é uma instituição comprometida com a defesa dos direitos humanos, questionou o ex-dirigente sobre qual foi a entidade que indicou Luis Carlos para presidir o Conselho, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O Coronel Camilo ponderou que o Estado prescrever requisitos para a indicação dos representantes do Condepe não implica em interferência no trabalho dos mesmos.

"Independência funcional não pode ser interpretada como autorização para atitudes irresponsáveis", concluiu o deputado Coronel Camilo, sinalizando que seu relatório apresentará propostas para aprimorar a indicação de representantes do Conselho.

alesp