Uniesp continua enganando com promessa de bolsa


14/03/2018 11:42 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi re­­ce­beu na Assembleia, no último dia 7/3, estudantes universitários de Diadema que acusam de estelionato o grupo educacional Uniesp. Com unidades em mais de cem municípios, a instituição usa sempre do mesmo artifício para a captação de alunos: oferece bolsa integral a ser efetivada no final do curso, ocasião em que a universidade assumiria a dívida contraída pelos estudantes junto ao Fies.

O slogan usado nas campanhas pu­blicitárias, "Você na faculdade: a Uniesp paga", não deixa dúvida sobre a intenção de enganar. E como as vítimas acreditam estar recebendo bolsa integral, também não se importam com o valor da mensalidade, bem acima do mercado. O engodo só é revelado ao final do curso, quando a universidade nega-se a cumprir o combinado, deixando os recém-formados com dívidas superiores a R$ 50 mil.

"Já promovemos audiência pública na Alesp sobre o tema, já acionamos o Ministério Público Federal e o MEC. Também levamos o dono da faculdade, José Fernando Pinto da Costa, a depor na CPI do Ensino Superior. Apesar disso, a omissão do Poder Público permite que a Uniesp continue golpeando alunos, professores e funcionários", afirmou o líder do PSOL, que agora pedirá a in­tervenção da Defensoria Pública da União.

alesp