Opinião - Brasil piora no ranking da corrupção
É um fato, sem qualquer dúvida, entristecedor: o Brasil teve uma forte piora no ranking que avalia a percepção da corrupção no mundo divulgado no último dia 21/2 pela Transparência Internacional. Nosso país caiu 17 posições em comparação ao ano anterior e ocupa o 96° lugar na lista de 2017, a qual avalia a corrupção do setor público em 180 países. Em uma escala de zero (mais corrupto) a 100 (menos corrupto), o Brasil aparece com 37 pontos, três a menos do verificado em 2016; trata-se da pior situação dos últimos cinco anos. Atualmente, o Brasil divide a 96ª posição com Colômbia, Indonésia, Panamá, Peru, Tailândia e Zâmbia, ficando atrás de países como Timor Leste, Sri Lanka, Burkina Faso, Ruanda e Arábia Saudita.
Desde 2014, o índice de percepção da corrupção (IPC) vem piorando no Brasil, que também deteriorou sua posição relativa a outras nações em desenvolvimento: estamos, agora, à frente apenas da Rússia, detentora de 29 pontos.
De acordo com o levantamento, elaborado a partir das percepções de especialistas e de empresários acerca dos níveis de corrupção em 180 nações, o Brasil hoje é apenas o 96º país quando o assunto é a lisura no setor público.
O líder do ranking mundial é a Nova Zelândia, com nota 89. Na América do Sul, o melhor colocado é o Uruguai, ocupando a 23ª posição com a nota 70. Já a pior situação na América Latina é a da Venezuela, com nota 18 e classificada em 169º.
Além de considerar a opinião de especialistas e de pessoas do mundo dos negócios, o estudo também levou em conta a liberdade de imprensa verificada em cada nação. Segundo os dados levantados pela Transparência Internacional, quanto maior o índice de corrupção de um país, maior o número de jornalistas assassinados naquela região.
De acordo, porém, com essa ONG, as nações do continente americano progrediram no combate à corrupção nos últimos anos devido às investigações de grandes esquemas como o caso Odebrecht, que ultrapassou a fronteira brasileira para também ganhar corpo em países como o Equador e o Peru.
Os responsáveis pelo estudo consideram, ainda, 2018 como um ano crucial para o combate à corrupção na América Latina e nos países do Caribe, uma vez que muitas nações terão eleições gerais neste ano - como é o caso do Brasil.
"Os candidatos e partidos - defende a ONG - têm uma importante oportunidade de incluir propostas de combate à corrupção em suas campanhas e promover uma mudança estrutural. Para impulsionar de modo verdadeiro os esforços contra essas práticas criminosas na região, os governantes devem promover políticas que demonstrem o comprometimento de longo prazo com a causa."
É um posicionamento responsável e com o qual eu me identifico: neste ano o eleitor brasileiro - conforme tenho frisado em artigos e pronunciamentos na ALESP - terá a possibilidade, pelo voto livre e consciente, de banir os corruptos e dar voz e vez a quem se proponha a trabalhar com ética, idealismo, honestidade e competência pelo bem da comunidade brasileira.
Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações