ILP apresenta palestra sobre a importância das pesquisas nas eleições


14/03/2018 16:32 | Da redação - Fotos: Marco Antonio Cardelino

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Fábio Gomes e Amilton Augusto Kufa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218830.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218832.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218834.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ILP (Instituto do Legislativo Paulista) realizou a palestra: O Poder das pesquisas para eleições majoritárias e proporcionais, no auditório Teotônio Vilela, da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (14/3), dando sequência ao Ciclo de palestras gratuitas que vem sendo ministradas sobre o tema Eleições.

O evento, apoiado pelo ePúblika cursos, teve como palestrante, o sociólogo Fábio Gomes, com bacharelado em Ciências Políticas na UFJF, especialista em Comunicação Política pela USP e diretor presidente do Instituto Informa. Foram apresentadas várias etapas das pesquisas, como a interação com o candidato; interações sociais; reflexões sobre significados; avaliações e decisões; margem de erro; métodos quantitativo e qualitativo, dentre outras.

"Pesquisa para estruturar planejamento e diálogo é fundamental. Há uma pressão popular sobre a atividade política e temos personagens, atividades e grupos que participam da vida política do país que maculam o diálogo. Por isso a pesquisa é mais um instrumento para subsidiar esse diálogo", disse Gomes, que ressaltou que as pesquisas sondam as intenções das pessoas na relação com o meio político, as percepções do eleitor sobre a vida política brasileira e sobre políticos específicos.

A partir destas sondagens, será estruturado o discurso que vai levar entendimento para os eleitores. Outra pesquisa sondará a reação dos eleitores a esses elementos discursivos, assim como os efeitos da imprensa em problemas com a imagem pública de algumas candidaturas.

A pesquisa subsidia a gestão de imagem do candidato, fruto da construção social. Então, você tem vários elementos em que a pesquisa tem papel fundamental para estruturar um diálogo e, quem sabe, eliminar os monólogos políticos com os eleitores, que eu acho que estão ficando para trás", considerou o sociólogo.

A mesa foi composta por Amilton Augusto Kufa, do E-Publica e por Vinícius Schurgelies, presidente do ILP. Compareceram também assessores parlamentares, jornalistas da área de pesquisa e política, aposentados e público em geral.

Na próxima semana, o tema do Ciclo de Palestras Eleições 2018 do ILP, será: Eleições 2018- A importância da propaganda institucional - Mecanismos Eficientes no Marketing.

As inscrições podem ser feitas no www.al.sp.gov.br/ilp.

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