Diretor geral do Icesp é ouvido na CPI da "pílula do câncer"


14/03/2018 17:09 | Léo Martins - Fotos : Raphael Montanaro

Compartilhar:

Paulo Hoff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218848.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218738.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto  Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Faria de Sá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218844.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gileno Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218845.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas e Arnaldo Faria de Sá <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218846.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da CPI e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcio Camargo e Ricardo Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218847.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218849.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da CPI e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218850.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O diretor geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Paulo Hoff, foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pesquisas sobre a fosfoetanolamina sintética, popularmente conhecida como a "pílula anticâncer". Hoff é um dos maiores oncologistas do mundo e encabeçou a pesquisa da substância. Foi, também, o responsável pelo protocolo da pesquisa do Icesp, aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e suspensa em março do ano passado.

Desde então, a pesquisa da fosfoetanolamina sintética deixou de recrutar participantes. De acordo com o oncologista, não havia motivos para incluir novos pacientes, visto que de 73 casos, apenas um teve resultado positivo. "Seguimos uma regra internacional da ciência que é olhar o todo. Seria antiético se continuássemos com a inclusão de novos participantes, sendo que os resultados prevalecidos eram negativos", disse.

Hoff afirmou que, apesar de o protocolo da pesquisa ter sido cumprido à risca, houve um "erro clerical" na dosagem. "Isso ocorreu na entrega da primeira versão do protocolo, mas em menos de 10 dias o Comitê de Pesquisa em Ética da Universidade de São Paulo (USP) foi notificado e o erro corrigido, sem impactar no andamento da pesquisa", declarou.

O relator da CPI, deputado Ricardo Madalena (PR) questionou Hoff se houve precipitação em suspender a pesquisa. O oncologista declarou que houve dificuldades na busca por pacientes em boas condições para participar do levantamento. Ao todo, cerca de 40 profissionais participaram da pesquisa.

Incentivo a pesquisa clínica

Outros pontos foram levantados na CPI, como o apoio à pesquisa clínica no Brasil. "São Paulo é o único Estado que destina 1% do orçamento à pesquisa científica, por volta de R$ 1,5 bilhão. Junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tentaremos destinar mais recursos para testar fármacos brasileiros que estão em desenvolvimento", disse Roberto Massafera. "Nosso objetivo é que o protocolo seja reformulado e as pesquisas da fosfoetanolamina retomadas", finalizou.

Além do presidente e do relator, estiveram presentes os deputados André do Prado (PR), Cássio Navarro (PMDB), Ed Thomas (PSB), Gileno Gomes (PSL), Márcio Camargo (PSC) e Pedro Kaká (PODE). Também participaram o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e o ex-deputado da Alesp Fausto Figueira.

alesp