Opinião - Com o sacrifício da própria vida


15/03/2018 12:22 | Coronel Camilo

Compartilhar:


Quando escrevemos sobre o número de policiais mortos em confronto com criminosos sempre corremos o risco de estarmos desatualizados. Esta semana, por exemplo, foi noticiado que nos últimos quatro dias, três policiais militares foram mortos em confronto com criminosos. Muitas vezes, a violência contra o policial militar se dá simplesmente pelo fato de sua condição policial.

Nenhuma outra Corporação no Brasil fica tanto de luto como a Polícia Militar. Convivi com essa realidade durante os 33 anos em que integrei a Polícia Militar paulista, tendo sido comandante-geral por três anos (2009-2012). Essa experiência me traz orgulho e alegria, mas também uma obstinação na valorização do policial militar, na busca por melhores condições de trabalho para esses profissionais e no fortalecimento desta instituição que tanto admiro.

O policial militar está sujeito a um regime disciplinar rígido; assume o dever, sob juramento, de enfrentar o perigo com o sacrifício da própria vida. Difícil imaginar uma profissão que exija tanto de alguém quanto a de um policial militar, por uma contrapartida financeira tão módica. O policial é movido por um sentimento de missão, trabalha em busca de um objetivo, de forma abnegada, ainda que tenha pouco reconhecimento da sociedade.

Temos afirmado em diversas ocasiões que a segurança pública precisa ser tratada como prioridade pelos governos federal, estadual e municipal. Cada ente federativo tem uma parcela de responsabilidade neste tema. Em comentário sobre a intervenção federal ocorrida no Rio de Janeiro, já declaramos que outras medidas precisam acompanhar essa intervenção.

Além de maior atenção à área social, como parlamentar oriundo da Polícia Militar, não temos dúvida que só teremos uma situação melhor se buscarmos a valorização da polícia, melhorando o salário dos seus integrantes e as condições de trabalho, o que inclui fornecimento de equipamentos e viaturas adequados para cada tipo de policiamento.

Nossa responsabilidade na Assembleia Legis­lativa tem sido atuar como representante da Instituição e de cada policial militar. Atuamos nas Comissões temáticas nos posicionando em relação aos diversos projetos apresentados que envolvem interesses da família policial militar. Temos também coordenado a Frente Parlamentar da Segurança Pública, um grupo de trabalho que reúne autoridades e representantes da sociedade civil para debaterem medidas em prol da Segurança Pública. Contem conosco!

Coronel Camilo é deputado estadual pelo PSD

alesp