Servidores protestam contra o Sampaprev em audiência na Câmara


19/03/2018 10:57 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

 Carlos Gia­nnazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Gia­nnazi acom­­panhou, na última quinta-feira (15/3), audiência pú­blica na Câmara Municipal de São Paulo para discussão do Sampaprev, projeto que eleva a contribuição previdenciária de 11% para até 19%, atingindo funcionários ativos e aposentados. Na ocasião, representantes dos servidores reclamaram da falta de diálogo com o funcionalismo para a elaboração do projeto, que se baseia em projeções contábeis tomadas a partir de premissas falsas.

Outro argumento apresentado pelos sindicalistas é o de que o funcionalismo não pode ser responsabilizado pelos desvios já havidos nos cofres do Instituto de Previdência Municipal (Iprem). Além do aumento das alíquotas de contribuição, o PL traz diversos problemas, como a securitização da dívida, que é um cheque em branco para uma futura privatização.

Depois de sua participação na au­diência, Giannazi falou aos milhares de servidores que bloquearam as ruas em frente à Câmara Municipal: "Esse projeto é um confisco salarial que eleva de uma forma absurda o desconto em folha de pagamento. Nem mesmo o Estado do Rio de Janeiro, que está falido, elevou para 19% a contribuição previdenciária".

Ao final da tarde, os manifestantes dirigiram-se à avenida Paulista, onde juntariam-se ao protesto contra a morte da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada na véspera.

alesp