Governador sanciona Lei da Agroecologia


22/03/2018 11:39 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Ana do Carmo e Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 236/2017, de autoria do deputado Aldo Demarchi e da deputada Ana do Carmo, que cria a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO), foi sancionado no último dia 19/3 pelo governador Geraldo Alckmin.

A Lei 16.684/2018 acredita Demarchi, representa um divisor de águas na história da agricultura do Estado de São Paulo "Quero destacar que talvez a maior importância dessa proposta originária da Frente Parlamentar lançada em novembro de 2012 e instalada em março de 2013 seja a sua construção suprapartidária e, principalmente, o fato de ter sido elaborada a partir das experiências de quem produz e as dificuldades que encontram pelo caminho. Foi decisiva também a participação daqueles que acompanham esses produtores, fornecendo-lhes assessoria técnica", ressalta o deputado.

Segundo ele, ficou evidente ao longo de reuniões, debates e audiências públicas que a interferência governamental deve ser sempre no sentido de alavancar essa produção e não criar mais burocracia. "Como sabemos, hoje os produtos orgânicos e naturais são mais caros que os convencionais. Dessa maneira, só o aumento da oferta pode torná-los mais acessíveis a um maior número de consumidores", avalia Aldo Demarchi.

O deputado registrou o fato de a lei ter sido sancionada justamente na data que a Igreja Católica dedica a São José, considerado o protetor dos trabalhadores da cidade e do campo.

alesp