Comissão é favorável a melhor atendimento às mulheres em delegacias


05/04/2018 16:12 | Isabella Tuma - Foto : Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa da comissão e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220351.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220353.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim preside a comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da comissão e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220356.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220357.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da comissão e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220358.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Segurança Pú­blica e Assuntos Penitenciários, presidida pelo deputado Delegado Olim, reuniu-se na última quarta-feira (4/4) e deu parecer favorável a projeto que garante o atendimento por policiais do sexo feminino às mulheres vítimas de violência no Estado.

"Quando a mulher não quiser prestar depoimento sobre uma ocorrência contra ela a um policial homem, que tenha a opção de fazê-lo a uma policial feminina", afirmou o autor do Projeto de Lei 691/2017, deputado Gil Lancaster.

Segundo a ONG Compro­misso e Atitude, as delegacias têm carência de estrutura, protoco­los de atendimento, orienta­ção aos operadores e fiscaliza­ção do cumprimento das nor­mas técnicas. Profissionais de­monstram dificuldade de ouvir queixas, interrompendo relatos, questionando a palavra e a conduta da vítima e a necessidade de medida protetiva, além de que os inquéritos tendem a tardar.

O deputado Delegado Olim afirmou que solicitará providências à Secretaria de Segurança. "Só quem sabe é quem passa por isso, quando chega a uma delegacia e não tem alguém com quem possa falar", disse.

Os deputados ainda foram favoráveis ao Projeto de Lei 734/2017, também de Gil Lancaster, que cria um siste­ma in­tegrado ao governo federal para facilitar a busca por crianças e adolescentes. "Farei o pedido pes­soalmente ao próximo go­vernador, para que tenhamos maior chance de encontrar essas pessoas", disse Lancaster.

De acordo com a Federa­ção Na­­­cional dos Policiais Fe­­de­rais (Fenapef), em 2014 foram computados 250 mil desa­parecidos no Brasil, sendo que 40 mil eram menores de 18 anos.

O Delegado Olim disse que seria importante anexar a proposta aos projetos já existentes na Delegacia de Desaparecidos, uma vez que há um antigo banco de dados. E acrescentou: "A si­tuação tem de ser mais divulgada, pois tem gente que não sabe da gravidade. É necessário um ho­rário voltado para mostrar fotos de desaparecidos na televisão, pois são muitos casos, principalmente de crianças".

Além dos citados, estiveram pre­sentes os de­putados Carlos Cezar, Célia Leão, Coronel Camilo e Hélio Nishimoto.

alesp