CPI Ethos/Condepe ouve secretário de Justiça


05/04/2018 16:44 | Larissa Seretti - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Vinholi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220370.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcio Fernando Elias Rosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220382.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada preside a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220337.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e os citados na opera­ção Ethos ouviu o secretário estadual de Justi­ça e da De­fesa da Cidadania Márcio Elias Rosa. A sétima reunião da CPI ocorreu na última quarta-feira (4/4), no plenário Dom Pedro I.

A operação, deflagrada em 2016, identi­ficou 54 pessoas que eram membros ou colaboravam com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Dentre elas, estava o ex-vice-presidente do Condepe, Luiz Carlos dos Santos.

Márcio Elias Rosa explicou que tem estado com a diretoria do conselho e os membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para falar sobre o funcionamento do órgão. "Solicitei que houvesse uma fiscalização. Também reivindiquei esclareci­mentos sobre a con­cepção da entidade e a pertinência temática."

Durante a oitiva, o deputado Coronel Camilo declarou que "o pior problema para os direitos humanos é o próprio crime". Além disso, o parlamentar reforçou que o Condepe é de suma importância, e que deve haver uma análise para evitar que entrem pessoas descomprometidas.

Segundo o secretário, "o elemento es­sencial de controle é a prestação de contas". Além disso, ele concluiu que crimes semelhantes aos que Luiz Carlos cometeu não seriam evitados, pois ele agia "na calada da noite".

O subprocurador geral de Políticas Criminais e Institucionais Mário Sarrubbo também havia sido convocado para a reunião, mas não compareceu. Em carta enviada ao presidente da comissão, deputado Coronel Telhada, ele esclareceu que não tem informações sobre a operação. Os parlamentares dispen­sa­ram a sua convocação e decidiram convocar Lincoln Gakiya, promotor do Ministério Público Estadual.

"Uma das coisas interes­santes foi a obser­vação feita pelo deputado Vitor Sapienza, que falou sobre a falta de fiscalização no Condepe. Todo órgão deve ter um controle", afirmou Telhada.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Ana do Carmo, Doutor Ulysses, Hélio Nishimoto e Marco Vinholi.

alesp