Homenagem a representantes da cultura caipira em Prêmio Inezita Barroso


09/04/2018 11:04 | Da assessoria do deputado Davi Zaia

Compartilhar:

Davi Zaia (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220645.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Davi Zaia participou na última sexta-feira (6/4) da cerimônia de entrega do Prêmio Inezita Barroso, promovido pela Alesp. Na oportunidade, entre os dez homenageados, foram premiados o violeiro José Francisco de Paula Lica, conhecido em Taubaté como Mestre Lica, e Sebastião Vitor Rosa, o Tião Mineiro, de Campinas, indicados pelo deputado.

Mestre Lica foi indicado pelo deputado por sua história, intimamente ligada às raízes caipiras desde a infância. "A trajetória de Mestre Lica é conhecida em Taubaté pela sua ligação com a viola e com as folias de reis, desde a infância, por influência de seus pais. Ele é um dos responsáveis por ainda manter viva a lembrança e a expressão caipira na cidade, que respira cultura", contou Davi.

Não muito diferente do primeiro homenageado, Tião Mineiro foi indicado por Davi Zaia pela sua forte atuação no universo caipira. Nascido em Boa Esperança (MG), Tião trouxe toda sua veia caipira para Campinas. Hoje é violeiro, cantor e compositor, além de mestre embaixador da Folia de Reis Azes do Brasil, da qual está à frente há 60 anos. "Tião é uma memória viva da cultura popular da cidade. O talento herdado pelo avô e aperfeiçoado com o pai o fez uma figura de destaque para a cultura caipira campinense", explicou o deputado. E completou: "Esse prêmio reitera a importância dessas expressões que identificam o povo paulista".

alesp