Oficina de direitos humanos em escolas de Marília


09/04/2018 11:11 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia (4ª à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220653.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A prefeitura de Marília manteve a oficina de direitos humanos na grade escolar de duas unidades de ensino, atendendo a pedido da deputada Márcia Lia. A atividade seria trocada por uma oficina de empreendedorismo e preocupava as responsáveis pelas aulas.

"A cidade de Marília tem um importante trabalho na difusão daquilo que está previsto como direitos e liberdades das pessoas, e não poderia perder essa preciosidade. Isso ajuda na formação dos alunos e em seu entendimento como cidadão, ao mesmo tempo em que contribui para desmistificar o estereótipo de que direitos humanos só tratam da defesa de pessoas que cometeram crimes. Também falamos disso, mas vai muito além", ressaltou Márcia Lia.

As oficinas vêm sendo realizadas em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde 2014, quando a atividade contemplava apenas uma escola. Nos anos seguintes, passou para duas unidades e neste ano havia a expectativa de que fosse levada a todas as seis escolas de período integral da cidade.

"Nas aulas eles descobrem que ter um alimento saudável para comer e água potável para beber são direitos humanos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos; que ter uma moradia digna é um direito humano, assim como o direito à liberdade de expressão, de pensamento e de igualdade perante a lei", reforçou a deputada.

alesp