Introduzir a redação na grade curricular dos alunos do 3º ano do ensino fundamental. Esse é o objetivo de um projeto de lei em tramitação na Alesp, que sugere incluir a matéria na disciplina de língua portuguesa. A ideia é que, uma vez por semana, os alunos estudem interpretação de texto e aplicação das novas regras ortográficas. Essas atividades, assim como as avaliações mensais de redação, fariam parte dos parâmetros para o cálculo da média bimestral dos estudantes. Segundo o deputado José Américo, autor do Projeto de Lei 93/2017, a inserção da matéria nos estudos é fundamental para o desenvolvimento do cidadão e de suas habilidades na comunicação. "Conhecer a língua portuguesa, falar e escrever bem é primordial para entender e ser entendido, sejam crianças, adultos ou idosos", argumentou. Uma pesquisa divulgada em 2017 pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa concluiu que um em cada quatro brasileiros pode ser considerado analfabeto funcional. Nesse contexto, o levantamento demonstrou ainda que, quanto maior o nível de domínio em português e matemática, maior a proporção de empregabilidade. Além disso, enquanto 47% dos analfabetos declararam trabalhar informalmente, 75% dos adequadamente alfabetizados tinham emprego. O projeto aguarda apreciação pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, após tramitar pelas comissões temáticas da Alesp, será submetido ao Plenário.