Escolas poderão ter disciplina de redação


09/04/2018 17:54 | Da Redação

Compartilhar:

Imagem Ilustrativa (fonte:pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220713.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Introduzir a redação na gra­de curricular dos alunos do 3º ano do ensino fundamental. Esse é o objetivo de um projeto de lei em tramitação na Alesp, que sugere incluir a matéria na disciplina de língua portuguesa. A ideia é que, uma vez por se­mana, os alunos estudem in­terpretação de texto e aplica­ção das no­vas regras or­to­gráficas. Es­sas atividades, assim como as ava­liações mensais de redação, fa­riam parte dos parâmetros pa­ra o cálculo da média bimestral dos estudantes.

Segundo o deputado José Américo, autor do Projeto de Lei 93/2017, a inserção da ma­té­ria nos estudos é funda­mental para o desenvolvimento do ci­dadão e de suas habilidades na comunicação. "Conhecer a lín­­gua portuguesa, falar e escrever bem é primordial para entender e ser entendido, sejam crianças, adultos ou idosos", argumentou.

Uma pesquisa divulgada em 2017 pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Edu­cativa concluiu que um em cada quatro brasileiros pode ser considerado analfabeto funcional. Nesse contexto, o levantamento demonstrou ainda que, quanto maior o nível de domínio em português e matemática, maior a proporção de empregabili­dade. Além disso, enquanto 47% dos analfabetos declara­ram tra­balhar informalmen­te, 75% dos adequada­mente alfabetizados tinham emprego.

O projeto aguarda apre­cia­ção pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, após trami­tar pelas comissões temáti­cas da Alesp, será submetido ao Plenário.

alesp