Universitários pedem providências contra propaganda enganosa da Uniesp


11/04/2018 11:11 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi recebeu na Assembleia Legislativa, no último dia 5/4, mais um grupo de universitárias vítimas de estelionato praticado pela Uniesp. Os estudantes da Faculdade de Ciências de Guarulhos matricularam-se em diversos cursos motivados pela falsa promessa de que a instituição se responsabilizaria pela dívida contraída junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Então, após a formatura, os recém-formados recebem a negativa de pagamento por parte da instituição e têm de assumir dívidas que chegam a R$ 180 mil, muito além de sua capacidade de pagamento.

Os universitários mostraram ao deputado não só folhetos de propaganda com a promessa de quitação da dívida, mas também certificados de garantia de pagamento assinados pelo dono da Uniesp, José Fernando Pinto da Costa.

"É um absurdo o que vem acontecendo nas várias faculdades ligadas e esse grupo empresarial, que tem unidades em mais de cem municípios e usa sempre o mesmo artifício para captar alunos. Nós continuaremos denunciando e cobrando providências do Ministério Público, da Defensoria Pública e especialmente do Ministério da Educação (MEC), que não pode permitir o funcionamento de faculdades que enganam seus alunos, professores e funcionários", afirmou o líder do PSOL.

alesp