Abril Laranja: mês da Lei Feliciano e da Prevenção da Crueldade Contra Animais


20/04/2018 11:35 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

Funcionários da Carrocinha perseguem cão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Neste mês de abril, considerado o mês de Prevenção da Crueldade Contra Animais, o fim da Carrocinha está completando dez anos. Apesar disso, muita gente ainda não sabe que é proibido matar animais em situação de rua em todo o Estado.

São Paulo serviu de inspiração para que outros Estados também proibissem a matança. No mundo, Portugal será o primeiro país a proibir sacrifício de cães e gatos a partir deste ano - entra em vigor em Portugal uma lei com as mesmas medidas que já vigoram há uma década em SP.

A Lei Feliciano (12.916/2018), do deputado Feliciano Filho, proíbe a matança indiscriminada de animais em situação de rua. Antes dela, os animais capturados pela prefeitura eram mortos das formas mais cruéis como câmara de gás e de descompressão, com choque e a pauladas.

"Antes da minha lei, os animais eram mortos em três dias. Só o CCZ de São Paulo matava, em média, de 80 a 90 cães e gatos por dia. Não há estatísticas para outras cidades do interior, mas milhares de animais eram mortos todos os anos. Quando olho para trás, vejo o quanto valeu a pena enfrentar tudo e todos para conseguir sancionar essa lei, que virou referência nacional. Não existe nada no mundo que recompense mais do que ver que esses animais, em vez de sacrificados, hoje estão vivos e em busca de um novo lar", comentou o deputado.

alesp