Defesa de direitos dos servidores de Cubatão


23/04/2018 11:32 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Audiência pública na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Denúncias de ilegalidades cometidas pelo prefeito Ademário Oliveira guiaram a audiência dos servidores de Cubatão na quinta-feira (19/4), na Alesp. O prefeito retirou deles mais de 40 direitos, agindo por decreto e contrariando leis municipais e federais.

Vice-presidente do Sindicato dos Professores, Berenildo de Melo citou a questão da jornada de docentes que, concursados para prestar 100 horas/aulas mensais, podem acumular um segundo turno. Contrariando o Estatuto do Magistério, a prefeitura passou a considerar o segundo turno atividade eventual, não computada em cálculos trabalhistas. "Servidores contribuíram 25 anos sobre 200 e aposentaram-se com benefício relativo a 100 horas", alertou.

Membro do conselho fiscal da Caixa de Previdência dos Servidores, Laís Alvarez disse que um relatório desaprovará as contas da entidade. Um dos motivos é a não cobrança da dívida de R$ 201,5 milhões da prefeitura. O balanço contabiliza apenas o valor do crédito, sem juros ou multa, reduzindo o saldo a R$ 57 milhões.

Outro decreto permitiu salas de aula com alunos além do indicado pelo Conselho Nacional de Educação. Segundo a professora Doroti Aparecida, a superlotação nas creches é insustentável. "Uma única professora tem de cuidar de 18 bebês", disse.

O deputado Carlos Giannazi, presidente da audiência, cobrará providências do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.

alesp