Palestra aborda gestão documental em serviços públicos


23/04/2018 19:38 | Henrique Spatuzzi - Fotos: Carol Jacob

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Imagem ilustrativa (fonte: Freeimage)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221802.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ieda Pimenta Bernardes e Roberto da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ieda Pimenta Bernardes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestrante e público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Gestão Documental: o que eu, servidor público tenho a ver com isso? Essa foi a indagação que o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) fez, e respondeu com uma palestra na última segunda-feira (23/4) sobre a gestão de arquivos do Estado de São Paulo.

A palestrante foi a diretora do Departa­mento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo Ieda Pimenta Bernardes, e o tema foi relacionado à importância do descarte e da preservação de documentos. "Decidir qual arquivo será ou não preservado é um tra­ba­lho difícil, multidisciplinar e de muito estudo", disse.

Ieda explicou que o documento passa por três fases ou idades: a corrente, quando seu contúdo tem relevância; a intermediária, quando está arquivado; e a permanente, quando especialistas decidem pelo descarte, por não ter mais serventia, ou pela guarda definitiva, por seu valor histórico. A diretora completou dizendo por que não são guardados todos os documentos: "Os documentos que não têm mais utilidade são muitos, e o custo de guardá-los é alto".

Meli Silva, consultora em negócios públicos, considerou a palestra escla­recedora. "Foi mais que uma palestra. Trouxe informações técnicas rele­vantes, mostrou a deficiência de órgãos públicos que não têm informação ou não sabem como organizá-la de forma prática, e ainda abordou a importância da segurança da informação."

As palestras do Ciclo de Gestão Docu­mental do ILP acontecem uma vez por mês, até novembro. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.al.sp.gov.br/ilp.

alesp