Gestão Documental: o que eu, servidor público tenho a ver com isso? Essa foi a indagação que o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) fez, e respondeu com uma palestra na última segunda-feira (23/4) sobre a gestão de arquivos do Estado de São Paulo. A palestrante foi a diretora do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo Ieda Pimenta Bernardes, e o tema foi relacionado à importância do descarte e da preservação de documentos. "Decidir qual arquivo será ou não preservado é um trabalho difícil, multidisciplinar e de muito estudo", disse. Ieda explicou que o documento passa por três fases ou idades: a corrente, quando seu contúdo tem relevância; a intermediária, quando está arquivado; e a permanente, quando especialistas decidem pelo descarte, por não ter mais serventia, ou pela guarda definitiva, por seu valor histórico. A diretora completou dizendo por que não são guardados todos os documentos: "Os documentos que não têm mais utilidade são muitos, e o custo de guardá-los é alto". Meli Silva, consultora em negócios públicos, considerou a palestra esclarecedora. "Foi mais que uma palestra. Trouxe informações técnicas relevantes, mostrou a deficiência de órgãos públicos que não têm informação ou não sabem como organizá-la de forma prática, e ainda abordou a importância da segurança da informação." As palestras do Ciclo de Gestão Documental do ILP acontecem uma vez por mês, até novembro. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.al.sp.gov.br/ilp.