CPI recebe subprocurador e promotor de justiça


24/04/2018 15:22 | Larissa Seretti - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221823.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lincoln Gakiya<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221824.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário Luiz Sarrubbo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221825.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221826.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Doutor Ulysses<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221828.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário Luiz Sarrubbo, Lincoln Gakiya e Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221829.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da CPI <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221830.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Ethos/Condepe reuniu-se na última terça-feira (24/4) e ouviu o subprocurador geral de Políticas Criminais e Institu­cionais do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, e o promotor de justiça e membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organi­zado (Gaeco) de Presidente Prudente, Lincoln Gakiya. A reunião ocorreu no plenário Dom Pedro I.

Presidida pelo deputado Coronel Telhada (PP), a CPI investiga os envolvidos na Operação Condepe, deflagrada pelo Gaeco após quatro advogados e mais uma pessoa manterem vínculo com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Entre os condenados está Luiz Carlos dos Santos, ex-vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), órgão da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Em seu depoimento, Mário Sarrubbo disse que não teve acesso a muitas informações sobre a operação: "Procuramos não nos inteirar das investigações".

Em seguida, Lincoln Gakiya fez um resumo sobre o surgimento do inquérito e informou que acompanhou todo o processo e teve acesso aos computadores dos investigados. "Conseguimos acessar e-mails desses advogados, cujo conteúdo deixou muitos profissionais preocupados." Gakiya afirmou ainda que havia um grande movimento de advogados na penitenciária II da cidade de Presidente Venceslau.

O promotor Luiz Carlos dos Santos pediu apoio do PCC para mudar de cargo. "Santos fazia tráfico de influência e foi condenado por estelionato", disse Gakiya.

Ao fim da reunião, Coronel Telhada avaliou a sessão. "Mostrou-se apenas uma ponta do iceberg, o problema é muito maior. Mudanças no Condepe são necessárias, e a intenção da CPI é ajudar para que não aconteça novamente a infiltração de criminosos."

Lincoln Gakiya comentou a agilidade das investigações. "Espera-se uma justiça célere e eficaz. O cuidado de desmembrar esses 10 processos resultou na maioria das condenações. São muitos réus, e ainda resta um processo a ser julgado", declarou.

Também estiveram presentes os deputados Coronel Camilo (PSD), Doutor Ulysses (PV), Ed Thomas (PSB), Hélio Nishimoto (PSDB) e Vitor Sapienza (PPS).

alesp