Frente discute privatização de hidrelétricas


25/04/2018 17:16 | Larissa Seretti - Foto : José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222054.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221918.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana, Márcia Lia e Carlos Alberto Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Carlos Alberto Alvez e Jadir Bonacina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Wilson Marques de Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221924.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em ato de resistência à privatização de empresas ligadas à produção de energia, a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico foi lançada na útlima quarta-feira (25/4), no Auditório Franco Montoro. A reunião contou com a coordenação dos deputados Alencar Santana e Márcia Lia (ambos do PT). Estudantes e militantes estiveram presentes e protestaram contra a venda de empresas como a Eletrobras e a Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Santana esclareceu a importância da participação popular. "Estamos tratando do setor energético, que lida com o dia a dia. Celular, televisão e geladeira precisam de energia. Não dá para deixar um setor estratégico ser entregue a preço de banana para empresas estrangeiras. A frente tem caráter de resistência, de denúncia, pra impedir que isso seja feito", disse o parlamentar.

Segundo o advogado Ramon Koelle, a privatização aumentará o preço da energia, além de levar à perda de controle público sobre uma área estratégica e do manejo dos rios, uma vez que essa matriz é hidrelétrica. Márcia Lia informou que audiências públicas ocorrerão como ato de resistência em algumas cidades. "Energia não é mercadoria, não podemos aceitar que um patrimônio seja privatizado", reforçou a deputada.

Também compuseram a mesa o deputado Marcos Martins (PT), o deputado estadual de Minas Gerais Emidinho Madeira (PSB), o presidente da Sindicato dos Eletricitários de Campinas (Sinergia/CUT) Carlos Alberto Alves e Jadir Bonacina, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

alesp