Discussão sobre efeitos da pulverização aérea de agrotóxicos


27/04/2018 12:32 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Audiência pública na Alesp  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg222093.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupado com o aumento dos casos de câncer no Vale do Paraíba e em outras regiões, os efeitos sobre o meio ambiente e a mortandade de abelhas, o deputado Afonso Lobato , após ouvir especialistas e representantes da sociedade, apresentou na Alesp um projeto de lei para proibir a pulverização aérea de agrotóxicos.

O assunto foi tema de uma quarta audiência pública, realizada na última quarta-feira (25/4) pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Participaram do encontro diversos segmentos como apicultores, bananicultores, citricultores e representantes da saúde pública, da indústria e da aviação agrícola e membros do Ministério Público do Trabalho e da Defensoria Pública.

Afonso Lobato disse que já percebe um entendimento sobre alguns pontos como a necessidade de intensificar a fiscalização " segundo os apicultores, faltam fiscais para essa tarefa " e a possibilidade de adotar um aplicativo para cadastrar, mapear e localizar as colmeias.

Ele acredita ainda na possibilidade de haver um consenso na elaboração de um substitutivo ao projeto, que contemple os interesses das partes, embora sejam diversos.

"Os problemas com a pulverização aérea de agrotóxicos existem e precisam de solução, mas quando ouvimos os diversos setores, a compreensão se amplia. É necessário que se encontre um caminho usando bom senso", finalizou o deputado.

alesp