CPI do Condepe encerra fase de oitivas


11/05/2018 11:21 | Da assessoria do deputado Coronel Camilo

Compartilhar:

CPI Ethos/Condepe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222967.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Relator da CPI da Operação Ethos/Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), o deputado Coronel Camilo participou da oitiva do ex-vice-presidente daquele órgão, Luiz Carlos dos Santos, acusado de receber propina para denegrir a imagem da Polícia Militar e de fornecer dados sigilosos dos policiais, na quarta-feira (9/5).

Coronel Camilo considerou proveitosa a vinda do depoente até a Assembleia Legislativa, pois pode sanar dúvidas a respeito de sua atuação na direção daquele conselho.

Sobre a pergunta do deputado Vitor Sapienza, que indagou ao depoente se tinha sugestões para melhorar a atuação do Conselho, o relator disse que o fato de o depoente ter pertencido a uma entidade que atua muito em defesa dos direitos dos presos e atualmente ser um presidiário o coloca em uma condição que o credencia a dar sugestões.

Coronel Camilo disse que parte das propostas já consta do relatório que será apresentado, como regionalização do Condepe, aumento do número de conselheiros e criação de um orçamento próprio dentro da Secretaria da Justiça que permita ao conselho maior autonomia nos ressarcimentos e pagamentos de diárias dos conselheiros.

Outra medida já proposta pelo deputado - e que já passou a ser norma dentro do Condepe durante a CPI - é que todos os postulantes a cargos dentro do conselho tenham de apresentar atestados de antecedentes criminais.

alesp