Critérios para ranking estadual de turismo


11/05/2018 11:23 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222971.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid apresentou projeto de lei que estabelece regras para a elaboração do ranking das estâncias e municípios de interesse turístico de São Paulo. Segundo o democrata, o objetivo é instituir critérios transparentes e objetivos para essa classificação, que será usada pelo governo como base para a partilha das verbas do Departamento de Apoio ao Desenvol­vimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Atualmente, o Estado tem 70 estâncias e 97 municípios de interesse turístico (MITs). Essas cidades recebem tratamento diferenciado por parte do governo, com verbas específicas para investimentos em obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo.

Uma lei promulgada em 2015 pelo ex-governador Geraldo Alckmin, porém, definiu que os títulos de estância e de MIT serão reavaliados a cada três anos pela Secretaria Estadual de Turismo, com base em critérios como fluxo de visitantes, atrativos locais e rede de serviços. O prazo para o primeiro ranqueamento terminou no dia 30/4, mas até agora o modelo de avaliação não foi definido.

A medida propõe um formulário de avaliação baseado em quesitos como segurança, limpeza e manutenção das estruturas e equipamentos que, de modo geral, são associados à qualidade do tu­rismo. Também são considerados critérios complementares, como a posição da cidade no Índice Paulista de Responsabilidade Social.

alesp