Locais de afloramento do aquífero Guarani poderão ser sinalizados


14/05/2018 19:00 | Da Redação

Compartilhar:

Aquífero Guarani (fonte: www.bomjesusdalapanoticias.com.br)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223060.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preservar o maior reservatório de água doce subterrânea do mundo. Com este intuito, foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei que prevê a sinalização das zonas de recarga direta, locais em que a água se infiltra no aquífero. Esta área é a mais vulnerável e a proposta deve colaborar para evitar a contaminação e o rebaixamento do lençol freático.

Autor da propositura, o deputado Léo Oliveira (PMDB) esclarece que a principal intenção é a preservação do meio ambiente. "O Projeto de Lei 354/2016 é fundamental para que o Aquífero Guarani não seja poluído e destruído através das ações humanas. Afinal de contas, estamos falando do maior manancial de água doce subterrânea do mundo."

O parlamentar afirma quais serão os benefícios que serão trazidos à natureza. "A população e os órgãos competentes terão conhecimento das regiões onde a preservação ambiental deve receber total atenção. Se for estendida para os outros países por onde o aquífero passa, vamos preservar um dos maiores patrimônios naturais do planeta".

Deverão ser sinalizadas em limites externos as áreas de afloramento nas rodovias adjacentes e nas vias de acesso, de acordo com o levantamento feito pelos órgãos existentes junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

De acordo com o site Mundo Educação, o Aquífero Guarani é o maior reservatório de água doce do planeta. Possui 1,2 milhão de quilômetros quadrados, e passa no subsolo de oito estados brasileiros e, além do Brasil, também está presente na Argentina, Paraguai e Uruguai.

O projeto aguarda a aprovação do governador para tornar-se lei.

alesp