Emenda à LDO para garantir piso nacional do magistério
O deputado Carlos Giannazi apresentou na Alesp emenda ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2019, de forma a garantir reajuste de 10,15% para o magistério. O aumento foi determinado pela Justiça em primeira e segunda instâncias, em atendimento a ação ajuizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), já que o salário pago aos professores paulistas é inferior ao piso nacional do magistério instituído pela Lei Federal 11.738/2008.
Neste momento, a execução do acórdão está suspensa porque a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, acolheu recurso da Procuradoria-Geral do Estado. O argumento apresentado foi que o tesouro não poderia arcar com a despesa extra de R$ 1,6 bilhão sem ultrapassar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Com o provisionamento desses recursos no Orçamento de 2019, não haverá motivo para o Estado continuar desrespeitando a lei. Por isso, o líder do PSOL pede apoio de todos os parlamentares para a aprovação da iniciativa, primeiro na LDO e depois na Lei Orçamentária Anual. "É um absurdo que o Estado mais rico da Federação não pague o piso nacional, que é respeitado até nos Estados mais pobres, como Sergipe e Maranhão. A questão não é falta de dinheiro, mas de prioridade."
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições