Prefeitos do Condemat buscam solução para resíduos sólidos


17/05/2018 11:16 | Da assessoria do deputado André do Prado

Compartilhar:

Maurício Brusadin e André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223392.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em agenda com o secretário de Meio Ambiente Maurício Brusadin, no dia 5/3, em São Paulo, o deputado André do Prado afirmou que o governo do Estado precisa ser parceiro das cidades do Alto Tietê em relação à disposição final dos resíduos sólidos produzidos na região. Os prefeitos Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Fábia Porto (Santa Isabel) participaram da reunião, além de secretários municipais.

O encontro, que reuniu representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), foi pautado em um assunto complexo e que precisa ser discutido, afirmou o parlamentar. "Por mais que seja algo difícil e complexo, os municípios têm de debater a questão dos resíduos sólidos. Há um empenho por parte dos prefeitos e secretários por um plano ou projeto regional. O Estado tem de participar desse processo de busca por uma solução porque tem o controle das diretrizes de preservação locais", comentou André do Prado.

O descarte correto dos resíduos é preocupação antiga dos municípios do Alto Tietê. Os valores para transporte até aterros autorizados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) no interior são elevados e oneram os cofres das pequenas cidades. O consórcio pede um projeto que trate os resíduos na região, de forma ecologicamente correta, o que poria fim às viagens para aterrar material.

alesp