Comissão de Meio Ambiente realiza reunião para discutir a exportação de animais
Especialistas em agricultura e pecuária estiveram reunidos na quarta-feira (23/5) em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente para tratar do embarque de bovinos vivos no litoral paulista.
Em fevereiro passado, um navio que ia rumo à Turquia foi retido pela Justiça no porto de Santos após perícia citar maus-tratos. Manifestações de ativistas e ONGs protetoras de animais tentaram impedir o embarque dos animais e a justiça chegou a proibir a viagem, mas o processo acabou sendo revogado pelo governo.
Para o deputado Roberto Massafera (PSDB), há um problema de maltratos aos animais que é explícito. "São enviados de trens ou de caminhões e depois são submetidos a uma viagem de navio em lugares precários e com grande chance de não chegar ao destino. Há uma margem de 30% de mortos no caminho", diz.
O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rodrigo Padovani falou sobre sobre os certificados que os animais tinham na exportação. "Todo animal que vai para o exterior vai obrigatoriamente com o certificado veterinário que aborda questões sanitárias e bem estar animal. Se estamos numa crescente de exportação, então é um sinal de reconhecimento internacional de que essas atividades estão sendo bem certificadas pelo Ministério da Agricultura. O Brasil sempre participa dos eventos de bem estar e de melhoria de controle sanitário da Organização Mundial de Saúde Animal. Essa semana estamos sendo reconhecidos como País livre de febre aftosa", disse.
Segundo a médica veterinária Magda Regina, da Prefeitura de Santos, o comércio de animais significa um retrocesso para o país. "Isso era coisa que se fazia no século passado. O Brasil tem que ser pioneiro em pensar nas medidas contra os maus tratos aos animais", afirmou.
O agente fiscal de rendas, Glauco Honório, esteve presente na audiência e comentou sobre a questão econômica do transporte. "O que estamos questionando é por que exportar o animal vivo se abatê-lo aqui traria mais benefícios para a economia?", questiona.
O deputado Roberto Tripolli (PV) foi o presidente da audiência. "É um tema que está sendo debatido nacional e até internacionalmente e cabe à Comissão de Meio-Ambiente esclarecer o que está acontecendo e se há maus-tratos. Vamos ouvir as autoridades e tomar as providências", disse.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições