Comissão de Meio Ambiente realiza reunião para discutir a exportação de animais


24/05/2018 20:00 | Henrique Spatuzzi Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Parlamentares e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223696.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Medeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lynn Simpson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223688.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Magda Regina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Glauco Nonório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Tripoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223691.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Padovani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223692.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223693.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Especialistas em agricultura e pecuária estiveram reunidos na quarta-feira (23/5) em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente para tratar do embarque de bovinos vivos no litoral paulista.

Em fevereiro passado, um navio que ia rumo à Turquia foi retido pela Justiça no porto de Santos após perícia citar maus-tratos. Manifestações de ativistas e ONGs protetoras de animais tentaram impedir o embarque dos animais e a justiça chegou a proibir a viagem, mas o processo acabou sendo revogado pelo governo.

Para o deputado Roberto Massafera (PSDB), há um problema de maltratos aos animais que é explícito. "São enviados de trens ou de caminhões e depois são submetidos a uma viagem de navio em lugares precários e com grande chance de não chegar ao destino. Há uma margem de 30% de mortos no caminho", diz.

O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rodrigo Padovani falou sobre sobre os certificados que os animais tinham na exportação. "Todo animal que vai para o exterior vai obrigatoriamente com o certificado veterinário que aborda questões sanitárias e bem estar animal. Se estamos numa crescente de exportação, então é um sinal de reconhecimento internacional de que essas atividades estão sendo bem certificadas pelo Ministério da Agricultura. O Brasil sempre participa dos eventos de bem estar e de melhoria de controle sanitário da Organização Mundial de Saúde Animal. Essa semana estamos sendo reconhecidos como País livre de febre aftosa", disse.

Segundo a médica veterinária Magda Regina, da Prefeitura de Santos, o comércio de animais significa um retrocesso para o país. "Isso era coisa que se fazia no século passado. O Brasil tem que ser pioneiro em pensar nas medidas contra os maus tratos aos animais", afirmou.

O agente fiscal de rendas, Glauco Honório, esteve presente na audiência e comentou sobre a questão econômica do transporte. "O que estamos questionando é por que exportar o animal vivo se abatê-lo aqui traria mais benefícios para a economia?", questiona.

O deputado Roberto Tripolli (PV) foi o presidente da audiência. "É um tema que está sendo debatido nacional e até internacionalmente e cabe à Comissão de Meio-Ambiente esclarecer o que está acon­tecendo e se há maus-tratos. Vamos ouvir as autoridades e tomar as providências", disse.

alesp