Punição para posto que praticar aumento abusivo


25/05/2018 11:55 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid, vice-presidente da Comis­são de Direitos do Consu­midor da Alesp, encaminhou na quarta-feira (23/5) um ofício ao diretor executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Paulo Miguel, cobrando a autuação de postos de combustíveis que nos últimos dias praticaram aumentos abusivos no preço da gasolina e do diesel.

Por conta do aumento da procura causado pela greve dos caminhoneiros em todo o país, muitos estabelecimentos reajustaram por conta própria os preços dos combustíveis, prejudicando os consumidores. Em muitas regiões do Estado, o litro da gasolina já está próximo da casa dos R$ 6,00.

"Tão absurdo quanto o preço da gasolina é o oportunismo de alguns donos de postos, que estão aumentando abusivamente o valor cobrado na bomba, aproveitando-se da escassez gerada pela greve dos caminhoneiros", afirmou o deputado.

Além do ofício, Edmir Chedid reunirá relatos de consumidores de todo o Estado para denunciar os postos ao Procon.

O Código de Defesa do Consumidor veda, em seu artigo 39, o aumento de preços de produtos e serviços sem justa causa.

alesp