Por que o Brasil está sofrendo com a falta de combustível


25/05/2018 12:00 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


A falta de combustível nos últimos dias é o reflexo da política desastrosa de #ForaTemer e seus aliados, implantada de 2016 para cá. Segundo dados divulgados pela Petrobras, de julho de 2017 para cá, quando a estatal colocou em prática a atual política de reajustes de combustíveis, a gasolina e o diesel sofreram mais de 50% de aumento. A justificativa é que a cotação do petróleo subiu no exterior e o dólar rompeu a casa dos R$ 3,50.

"Por conta dessa decisão de #ForaTemer, o Brasil está exportando óleo cru e comprando derivados refinados no exterior, com nosso parque de refino trabalhando com folga de quase 25% de sua capacidade", explicou o deputado Raul Marcelo, na tribuna da Alesp, na quinta-feira (24/5).

De acordo com o coordenador da Federação Única dos Petroleiros, José Maria Rangel, em julho do ano passado, tanto #ForaTemer como o presidente da Petrobras Pedro Parente, dobraram a tributação sobre os combustíveis, aumentando em cerca de 100% a incidência do PIS/Cofins. Pedro Parente, desde que assumiu a estatal, trata a companhia como uma empresa privada, sem compromisso algum com a sociedade brasileira.

"Se o governo federal não fizer nada, nesse fim de semana, teremos problemas com distribuição de alimentos. E quem leva a pior é a população trabalhadora", comentou Raul Marcelo.

alesp