Comissão vai realizar audiência pública na escola Gavião Peixoto, em Perus


29/05/2018 13:41 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223867.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na reunião de 22/5 requerimento de Carlos Giannazi pedindo a realização de audiência pública na sede da Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, no bairro de Perus, zona norte da capital. O objetivo do encontro é debater a proposta de divisão do prédio da escola, conforme pretendido pela Diretoria de Ensino Norte-1.

Em diversas ocasiões, a comunidade se posicionou contra a ideia de separar alunos do ensino fundamental dos do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Apesar disso, em 2017, sem qualquer diálogo prévio com estudantes, pais, professores e servidores, foi iniciada uma licitação para a obra de readaptação do prédio.

Diversas mobilizações foram realizadas para suspender a obra, inclusive uma audiência pública na Assembleia Legislativa, em novembro do nao passado. Dias depois, quando a Comissão de Educação recebeu o então secretário da Educação José Renato Nalini, Giannazi obteve dele o compromisso: "Na minha gestão, a escola não será dividida". Apesar disso, o ano letivo de 2018 começou com a redução de cinco de suas 35 salas de aula.

Para Giannazi - que também pediu a convocação da titular da Diretoria Regional de Ensino, Lúcia Regina Mendes Espagolia -, o desrespeito à vontade da comunidade, expressada pelo Conselho de Escola, "é uma medida autoritária, que viola o princípio da gestão democrática garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação".

alesp