Incentivo ao turismo comunitário


05/06/2018 12:11 | Da assessoria da deputada Célia Leão

Compartilhar:

Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Célia Leão deu entrada ao Projeto de Lei 365/2018, que institui e estabelece diretrizes para a Política Estadual de Turismo Comunitário no Estado de São Paulo, a ser realizada nas áreas de interesse turístico.

De acordo com a proposta, o turismo comunitário será aplicado nas áreas onde existam povos e comunidades tradicionais, culturalmente diferenciadas, que possuam formas próprias de organização social. São exemplos reservas indígenas, comunidades quilombolas e de pescadores, unidades de conservação e favelas com histórico de visitação turística.

A proposta determina ainda que as agências de turismo, externas às localidades, deverão contratar guias, empreendedores ou monitores locais para a visitação nas áreas de turismo comunitário.

"O turismo comunitário surge como necessidade de implantar uma política pública, tendo sua importância social reconhecida pela ONU, ao promover a economia solidária, o comércio justo e o desenvolvimento sustentável. É um tipo de política pública que beneficia tanto os turistas quanto as comunidades que os recebem", ressaltou Célia Leão.

alesp