Alesp realiza encontro para discutir impasse sobre a extração da Lama Negra de Peruíbe


08/06/2018 14:50 | Da Redação - Fotos: Maurício de Souza

Compartilhar:

Encontro para discutir a extração da Lama Negra de Peruíbe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224386.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro para discutir a extração da Lama Negra de Peruíbe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224388.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro para discutir a extração da Lama Negra de Peruíbe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224389.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro para discutir a extração da Lama Negra de Peruíbe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224390.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro para discutir a extração da Lama Negra de Peruíbe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224391.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chico Sardelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224392.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chico Sardelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224393.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (7/6), reuniu moradores, lideranças políticas, profissionais do setor de turismo e autoridades da região de Peruíbe em busca de soluções para que a Lama Negra do município, de propriedades terapêuticas medicinais e estéticas, comprovadas cientificamente, volte a ser extraída.

"Há quase 3 anos, a Cetesb embargou a jazida pois a Prodep, empresa contratada pela prefeitura, parou de pagar a empresa que produzia os relatórios para a Cetesb. Estamos esperando uma resolução por parte da prefeitura", declarou Paulo Flávio de Macedo Gouvêa, coordenador do Projeto Lama Negra de Peruíbe e autor de tese de doutorado sobre as propriedades da Lama da cidade, que explica que a interrupção da extração traz prejuízos financeiros e à saúde das pessoas que faziam tratamento. "Além de eficaz, o tratamento com a lama negra é extremamente barato, substitui o uso de medicamentos caros e lesivos ao organismo, como os antiinflamatórios, evitando as sequelas provocadas por esses tratamentos, que são ainda mais graves que a patologia inicial", completou.

O Lamário da Terra da Eterna Juven­­­tude, como é conhecida Peruíbe, justamente pela Lama Negra, atendia a 60 pessoas por dia, muitas de fora, que se hospedavam na cidade por três semanas para cada etapa do tratamento. "Isso afetou o setor hoteleiro. Além disso, a indústria cosmética que comercializa produtos a base de lama negra, está parada e já demitiu funcionários", lamentou o coordenador.

Jazida era usada pelos indígenas

A jazida da Lama Negra de Peruíbe, considerada uma das maiores do mundo, com volume estimado em 83 mil toneladas, foi descoberta pelos indígenas, e já usada desde o século XVI. Em 1950, foi reencontrada por um médico alemão, que iniciou estudos mas não se fixou na região; em 1970, uma sociedade recreativa e fisioterápica da Lama Negra de Peruíbe chegou a ser criada, também por pouco tempo.

Em 2000, a extração da lama foi iniciada, assim como pesquisas de caráter cientifico e trabalhos desenvolvidos, incluindo viagens a vários países, como Cuba, França, Itália, onde o tratamento com lama negra é bastante popular e estruturado. "O Lamário de Peruíbe iniciou-se com uma compilação desses países e atualmente, desenvolveu uma personalidade própria com o tratamento estruturado, que vem sendo copiado por vários países. Já atendemos a mais de 150 mil pessoas, em 17 anos de trabalho e conseguimos demonstrar, através de estudos e tempo de trabalho, que a Lama Negra tem o poder terapêutico, inclusive de recuperação das articulações acometidas por artrose, faz um trabalho de revitalização dos tecidos do corpo de uma forma geral, trata processos inflamatórios tanto superficiais, de articulação quanto de órgãos internos e é um material absolutamente isento de riscos para a saúde de quem usa", disse o coordenador do Projeto

O deputado Chico Sardelli (PV) declarou que apoia a causa e acredita na importância do projeto. "O trabalho será feito em etapas. Primeiro, será o envolvimento da Câmara Municipal da cidade. Será criada uma Frente Parlamentar de apoio à Lama Negra de Peruíbe. Em primeiro lugar, vamos fazer uma visita oficial ao prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, para entender o que pode ser feito, por parte da Prefeitura" completou Sardelli, que presidiu a mesa, composta por Eduardo Monteiro Ribas, secretário municipal de turismo e esportes; Walcyr Pereira Mathias, presidente do conselho municipal de turismo; Josimar, vereador; todos de Peruíbe; Arnaldo de Oliveira Jr, vereador de Bertioga; Josimar, vereador de Itariri; o professor da USP, Paulo Sergio Cordeiro da Silva; Cynthia Regina Caly, bióloga e vice presidente do PV de Peruíbe e Edson Bueno, representando o vereador Natalini, de São Paulo, além dos citados na reportagem.

alesp