Concessão de benefícios deve computar períodos de licença médica


21/06/2018 12:17 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para garantir os direitos laborais dos servidores públicos, Carlos Giannazi está fazendo gestões junto ao governo do Estado para que os dias de falta médica e de licença para tratamento de saúde passem a ser computados como de efetivo exercício funcional.

Esse direito passou a ser reconhecido em 29/5, com a publicação do Comunicado Conjunto nº 1 da São Paulo Previdência (SPPrev) e da Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH) da Secretaria de Planejamento e Gestão. Mas vale apenas em relação à aposentadoria especial do magistério. Até então, essa contagem vinha sendo reconhecida apenas por via judicial.

A iniciativa de Giannazi tem objetivo de ampliar a vitória do magistério para outros setores do funcionalismo, bem como para a aquisição de outros benefícios, como quinquênios e sexta-parte. Para isso, ele apresentou duas indicações, uma sugerindo a equiparação de outras categorias com aposentadoria especial, como a dos policiais civis, e outra pleiteando a extensão da interpretação a todo o funcionalismo. "Não é razoável que os servidores tenham de recorrer ao Judiciário para assegurar esse direito tão óbvio", argumentou.

Além dessas indicações, o deputado apresentou também um requerimento de informação indagando qual providência jurídica será aplicada com reparação aos inúmeros casos de servidores que foram prejudicados com a orientação anterior.

alesp