Fórum das Seis pede mais recursos para as universidades
Após o funeral das universidades encenado por estudantes da Unesp no espaço contíguo ao auditório Franco Montoro, a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas realizou, em 21/6, audiência pública em atendimento ao apelo do Fórum das Seis, entidade que reúne docentes, servidores e estudantis das três universidades estaduais e do Centro Paula Souza.
A principal preocupação dessas categorias é a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019, que deve acontecer nos próximos dias, e cujo teor pode aliviar ou recrudescer a crise de financiamento. As restrições orçamentárias mantêm as universidades com a cota-parte de 9,57% sobre a arrecadação do ICMS, apesar de terem havido ampliações nos campus e aumento no número de vagas. Isso sem contar as desonerações de ICMS concedidas aos grandes grupos empresariais, que reduzem sensivelmente o quinhão das universidades. A falta de recursos provocou o congelamento dos salários de professores e servidores por três anos e o corte de verbas para os restaurantes universitários e as políticas de permanência para alunos de baixa renda.
Carlos Giannazi, vice-coordenador da Frente Parlamentar, destacou a importância da pressão da comunidade acadêmica durante a votação da LDO para que as emendas que preveem mais recursos sejam aprovadas. "O Orçamento de 2019 é de R$ 216 bilhões, mas ele é concorrido. E nós temos que participar dessa disputa."
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações