Opinião - Proteger o idoso é proteger nosso futuro
No dia 15 de junho celebramos o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, data instituída pela ONU em 2006, justamente para nos lembrar do grande desafio que temos pela frente, na redução do número de violações contra os direitos fundamentais desta população que, a cada ano, aumenta em todo o mundo.
O Disque 100, da Secretaria dos Direitos Humanos, do governo federal, emitiu um relatório informando que, em 2017, o órgão registrou nada menos que 33 mil denúncias e 68 mil violações aos direitos da pessoa idosa em todo o Brasil.
O relatório oficial informa ainda que em 52% dos casos a violência foi praticada pelos filhos e a maioria deles ocorridos dentro da própria casa do idoso. São Paulo, de acordo com o Disque 100, foi o estado que registrou o maior número de denúncias no Brasil. Tivemos a espantosa marca de 7.155 casos de violência contra o idoso em nosso estado.
Os números são alarmantes e clamam por ações concretas que possam, de alguma maneira, reduzir este cenário de degradação social pelo qual estamos passando.
As estatísticas preveem que até 2030 teremos cerca de 50% da nossa população composta por pessoas da terceira idade. Na Região de Campinas, por exemplo, a população idosa cresceu 109% nos últimos 17 anos. O mesmo percentual se aplica a outros grandes centros, como São Paulo e o seu entorno metropolitano.
Os direitos da pessoa idosa estão garantidos pelo Estatuto do Idoso, aprovado em 2012. Nele estão reunidos 118 artigos que estabelecem as obrigações da família, da sociedade e do Poder Público em assegurar os direitos do idoso no Brasil. Entre os principais itens desta importante lei estão a efetivação do direito à vida, direito à saúde, à alimentação, à educação, o acesso prioritário à cultura e aos equipamentos de esporte e lazer, entre muitos outros.
O nosso trabalho na Assembleia Legislativa de São Paulo vai de encontro direto a estes direitos, de fiscalizar, proteger e garantir a sua execução em nosso Estado. Uma sociedade que não respeita os seus idosos está fadada ao fracasso. Protegê-los hoje é a garantia de que estamos, acima de tudo, protegendo também o nosso futuro, onde um dia iremos fazer parte deste seleto e abençoado grupo da nossa sociedade.
Célia Leão é deputada pelo PSDB
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações