Audiência debate educação a distância


12/02/2019 15:29 | Audiência | Laysla Jacob - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230051.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi (ao microfone) preside evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230052.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230054.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Celso Giannazi, José Jorge e Celso Napolitano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230055.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celso Giannazi, José Jorge, Celso Napolitano, Carlos Giannazi, Luiz Antonio Barbagli, Walter Alves e Leonardo Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230056.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma audiência pública sobre educação a distância (EaD), convocada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), discutiu questões importantes sobre essa forma de ensino e seus efeitos. No encontro, realizado na segunda-feira (11/2) no plenário José Bonifácio, estiveram presentes convidados de instituições de ensino, sindicatos, docentes e estudantes. As consequências que o método pode ter para alunos e professores foram o principal ponto discutido.

Intitulada "EaD - ensino a distância ou distância do ensino?", a audiência foi iniciada com questionamentos sobre a crescente oferta de disciplinas e cursos nessa modalidade pelas faculdades. Segundo Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), há um motivo para esse aumento. "Até o ano passado, 20% da jornada do curso poderia ser feita a distância, mas hoje permitem-se 40%. A partir disso, as instituições têm ignorado aspectos pedagógicos e critérios de avaliação a fim de auferir lucro", declarou.

Giannazi abordou como a expansão do EaD afeta os estudantes. "A educação a distância é complementar ao ensino presencial, mas está se tornando o principal método. Isso afeta muito a qualidade da educação oferecida ao aluno, pois estão massificando o processo por meio do EaD. Apesar de os professores serem ótimos, temos uma perda na qualidade de ensino", justificou o deputado.

Além dos representantes, estudantes foram convidados a compor a mesa do debate e apresentar suas opiniões sobre o que vem acontecendo nas faculdades. O vereador de São Paulo Celso Giannazi (PSOL) também esteve presente.


alesp