Mostra pauta empoderamento das mulheres


12/03/2019 14:49 | Exposição | Isabella Tuma - Foto: Marco Antônio Cardelino

Compartilhar:

Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230993.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230987.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230988.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230990.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230991.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de proporcionar maior visibilidade ao movimento feminista, a nova mostra da Alesp traz o tema "Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher". As imagens mostram protestos feministas e notícias sobre violência contra a mulher.

A iniciativa partiu da deputada Beth Sahão (PT), autora do Projeto de Lei 91/2017, que dispõe sobre o funcionamento ininterrupto - incluindo sábados, domingos e feriados - das Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo. O projeto foi vetado recentemente pelo governador João Doria, e tornou-se foco do debate na abertura da exposição.

A secretária estadual da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT/SP), Márcia Viana, ressaltou a importância da aprovação do projeto: "Aproveitamos que em março temos um debate mais profundo sobre a violência contra mulheres para falar sobre quanto está aumentando essa violência e quanto precisamos de estruturas públicas que ofereçam assistência suficiente. Existem estatísticas sobre essa violência acontecer principalmente em finais de semana, à noite e em feriados, ou seja, quando as delegacias estão fechadas".

Uma performance lembrou casos de assassinatos de mulheres ocorridos nos últimos anos e uma roda de conversa debateu a violência doméstica e atitudes a serem tomadas pelas vítimas.

Lucimar Rodrigues dos Reis, dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC, sofreu inúmeros casos de violência doméstica quando morava com seu ex-marido. Hoje, formada em serviço social, lembrou: "É importante não perder a esperança e ter em mente que as mulheres são capazes de sair de situações como essa para construir uma nova vida".

Sahão destacou a importância de a Alesp ser, também, um espaço para resistência e manifesto do povo. "Trouxemos aqui mulheres que lutam no seu dia a dia e transformam seu cotidiano em uma luta permanente em defesa da mulher, da igualdade de direitos e da redução da violência. A Assembleia é um local importante para isso e precisa ter esse tipo de atividade."

A exposição estará disponível até quinta-feira (14/3).

Exposição e Dança: comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Período: de 12/3 a 14/3

Horário: das 8h às 20h

Local: Hall Monumental - Alesp

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610

alesp