Exposição retrata a capital paulista


26/11/2019 11:45 | Exposição | Ines Jordana - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=" Exposição ''São Paulo aos Olhos de Carmelo Gentil" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição ''São Paulo aos Olhos de Carmelo Gentil" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição ''São Paulo aos Olhos de Carmelo Gentil" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Exposição ''São Paulo aos Olhos de Carmelo Gentil" Clique para ver a imagem ">

Nascido no município de São Caetano do Sul em 1955, Carmelo Gentil expressa seu amor pela cidade de São Paulo por meio das artes plásticas. Com 40 anos de trajetória, o artista passeia pela cidade à procura de inspiração. São paisagens naturais e urbanas encontradas em seus quadros, que retratam pontos turísticos da capital paulista, praças, teatros, centro histórico e a conhecida avenida Paulista.

Ganhador de mais de 29 prêmios pelo Brasil, Carmelo apresenta na Assembleia Legislativa a exposição "São Paulo", em que exibe um olhar particular para detalhes da capital do Estado. "Procuro enquadrar locais conhecidos e bastante frequentados pela população, entre eles o Masp e a própria Assembleia Legislativa", destacou o pintor.

As 29 obras impressionistas expostas no Espaço Cultural Villas Boas reúnem técnicas de pintura a óleo e aquarela através de movimento e cores com a característica própria do artista. "É como vejo a cidade de São Paulo", afirmou.

Em seu ateliê, localizado no município de Santo André, onde reside, Carmelo é professor de pintura e ainda leciona na Associação Paulista de Belas Artes em São Paulo.

Além de ter seus quadros expostos na casa, o artista já participou de várias exposições em salões de arte, mostras coletivas, individuais e em pinacotecas da cidade de Santos e Piracicaba. Suas obras também estão em coleções particulares no Japão, Itália, França, Estados Unidos e Canadá. "Essa exposição é a 13ª mostra no Brasil", finalizou.

Entre suas principais referências, está o pintor holandês Rembrandt van Rijn.

Movimento Impressionista

Surgido na França no século 19, o impressionismo sugere que artistas coloquem na tela sua subjetividade, através de pinceladas soltas, cores intensas e contrastes de luz e sombra. "O movimento representa em sua produção o retrato de menos detalhes e mais impressão do que deseja transmitir", concluiu o artista Carmelo Gentil.

Exposição: "São Paulo aos olhos de Carmelo Gentil"

Data: de 25/11 a 6/12

Local: Espaço Villas Boas

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Informações: (11) 3886-6610

alesp