Encontro debate direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista


06/05/2019 13:06 | Evento | Ines Jordana - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Janaina Paschoal, Valeria Bolsonaro, Roberto Sebastião Peternelli e Regina Guimarães<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal, Valeria Bolsonaro e Roberto Sebastião Peternelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal e Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233604.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Propor políticas públicas para pessoas com transtorno do espectro autista " TEA de forma que haja novos caminhos que atendam às necessidades de quem tem a dificuldade. Este foi o objetivo de um encontro realizado no Auditório Paulo Kobayashi na última sexta-feira (3/5) que reuniu autoridades, especialistas, mães e responsáveis para apresentarem tópicos fundamentais nas questões clínicas e terapêuticas de quem possui o transtorno.

"Quero trazer para a Casa o direito de poder ajudar pais e crianças a conhecerem seus direitos e saber a quem recorrer", explicou a deputada Valéria Bolsonaro (PSL), que promoveu o debate.

TEA é um transtorno do neuro­desenvolvimento caracterizado por modelos limitados de comportamentos, déficits na comunicação e interação social, falta de flexibilidade para alterações de

rotina, problemas na percepção sensorial do ambiente e dificuldades para compartilhar emoções.

A parlamentar enfatizou que as políticas a serem desenvolvidas terão como recursos a adaptação de escolas, capacitação de funcionários públicos e recursos do governo para essas famílias. "Todo esse amparo é necessário no nosso país", concluiu.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada 160 crianças tem o TEA. O transtorno engloba condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, e dificuldades no relacionamento social.

Patrícia Lucchesi psicóloga e mãe de autista, explicou as transições, adaptações, dificuldades e evoluções da deficiência na fase adulta. "Minha preocupação é sobre como será a vida do meu filho quando eu não estiver mais presente. O que precisamos é de mais assistência e centro de tratamentos", concluiu.

O evento ainda contou com a participação da deputada Janaina Paschoal (PSL). "É muito importante essa iniciativa porque o autismo ainda é uma síndrome coberta de mistérios", disse.

Além dos citados esteve presente o deputado Federal Agente Peternelli e Rafael Guedes, coordenador da Defensoria Pública Geral da Alesp.


alesp