Audiência debate liberdade de expressão nas escolas


16/05/2019 19:48 | Discussão | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Cesar Callegari, Professora Bebel e Fátima Aparecida Antonio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234255.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234256.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cesar Callegari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234257.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fátima Aparecida Antonio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234258.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cesar Callegari, Professora Bebel e Fátima Aparecida Antonio	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Paulo Kobayashi foi palco de um encontro para discutir o direito à liberdade de expressão dos estudantes e servidores da Educação da rede pública estadual. Realizada na quinta-feira (16/5), a audiência pública contou com a presença de profissionais da educação, além de estudantes da rede pública e representantes de movimentos estudantis do estado.

A ideia do debate, segundo a deputada Professora Bebel (PT), é de se colocar como um contraponto ao projeto "escola sem partido", que tramita em âmbito nacional. "Quando nós formamos nossos estudantes, esperamos que eles sejam preparados para o mundo. A escola sem partido é farsa, deixa o professor na defensiva e cerceia a liberdade de pensamento de professores e alunos", declarou a deputada que conduziu os trabalhos da audiência.

O presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), Cesar Callegari, comentou a proposta: "veio em boa hora, para que possamos desenvolver o debate dentro da Casa de Leis de São Paulo. A iniciativa de trazer os textos constitucionais que defendem a educação e a liberdade de cátedra é oportuna".

Favorável à pauta da escola sem partido, o deputado Douglas Garcia (PSL) defendeu a ideia argumentando que a liberdade de cátedra é assegurada. "O projeto da escola sem partido defende a pluralidade de ideias, pois parte do princípio que o estudante não pode ser vinculado a determinada ideologia em detrimento da sua liberdade de pensamento", comentou. Segundo ele, a liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade cátedra.

Além da Professora Bebel e de Cesar Callegari, Fátima Aparecida Antonio, membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo, também fez parte da Mesa do evento.

Cesar Callegari, Professora Bebel e Fátima Aparecida Antonio

alesp