Direitos Humanos é tema de palestra para surdos na Alesp


20/05/2019 15:03 | Evento | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234349.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Priscilla Gaspar e Neivaldo Zovico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234350.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Diniz e Priscilla Gaspar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234351.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234352.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234353.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Franco Montoro recebeu na última sexta-feira (17/5) uma palestra sobre Direitos Humanos ministrada na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento teve como objetivo ensinar sobre o tema, de modo que pessoas surdas pudessem também participar, e teve como palestrante a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo Federal, Priscilla Gaspar. Ela destacou que os direitos das pessoas surdas são muito amplos, mas o que mais necessita atenção é a saúde e a educação. "A comunidade surda luta pela garantia e pela defesa da educação bilíngue para surdos. Na área da saúde, também possuímos problemas de comunicação com médicos e enfermeiros, por exemplo. Precisamos de tradutores e intérpretes nestes lugares", explicou a palestrante. Sua entrevista foi intermediada pelo assessor e intérprete Sergio Nogueira.

Na ocasião, foi apresentada uma proposta que detemina a presença de tradutores e intérpretes nos órgãos públicos do Estado. O Projeto de Lei 564/2019 é de autoria do deputado Adalberto Freitas, idealizador do evento. O diretor regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Neivaldo Zovico, destacou a importância da medida. "Todos sabem que os surdos pagam muitos impostos e nós também precisamos ter acesso aos serviços públicos. A questão é: como teremos atendimento se não há intérpretes? A nossa demanda é essa, é comunicacional. Essa integração também fará com que os surdos sintam-se mais cidadãos e pertencentes à sociedade", explicou. Sua entrevista foi intermediada pelo intérprete Edilson Andrade.

O projeto de lei apresentado encontra-se atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

alesp