Sessão solene comemora a liberdade religiosa


28/05/2019 12:43 | Homenagem | Karina Freitas - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Douglas Garcia. Paulo Dimas Mascaretti, Dra. Damaris Moura, Cauê Macris, Eduardo Tuma, Caio Augusto e Ganoune Diop<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234829.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Dimas Mascaretti, Ganoune Diop e Dra. Damaris Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234830.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Douglas Garcia. Paulo Dimas Mascaretti e Ganoune Diop<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234831.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234832.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dra. Damaris Moura e Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234833.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Tuma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234834.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dra. Damaris Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234835.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234836.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração ao Dia Estadual da Liberdade Religiosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234837.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234838.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na segunda-feira, 27, o Dia Estadual da Liberdade Religiosa foi comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa. A iniciativa foi da deputada doutora Damaris Moura, do PHS, que há mais de 16 anos abraçou a luta contra a intolerância religiosa. O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, abriu o evento.

A homenagem teve como objetivo consagrar o entendimento religioso, lembrar os praticantes de todas as religiões, especialmente as de matrizes africanas que em geral sofrem mais preconceito e intolerância religiosa. "Defender liberdade religiosa para todos, é um direito fundamental garantido constitucionalmente, mas ainda com problemas práticos. Por tanto é preciso sempre alertar, conscientizar e prevenir.", declarou a deputada Damaris Moura, do PHS.

Participaram da mesa o secretário de justiça e da defesa da cidadania Paulo Dimas Mascaretti, secretário geral da IRLA, International Religious Liberty Association, Ganoune Diop, o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Eduardo Tuma e o presidente da OAB de São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, que enfatizou a importância da presença da Ordem dos Advogados neste evento. "A OAB evidentemente como interlocutora da sociedade civil para com os poderes constituídos sempre estará ao lado de todas as bandeiras de manutenção do estado democrático de direito e de defesa dos direitos de cidadania". Entre os parlamentares que também integraram a mesa estavam os deputados Douglas Garcia e Castello Branco, ambos do PSL.



A instituição do Dia Estadual da Liberdade Religiosa, oficialmente comemorado em 25 de maio, é uma iniciativa do deputado Campos Machado, do PTB, por meio da lei 15.365/2014. O evento contou com o apoio da ABLIRC, Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania e homenageou dezenas de religiosos que se destacaram na luta contra a intolerância religiosa.

Para divulgar a semana comemorativa, a parlamentar realizou visitas na Prefeitura de São Paulo, na Câmara dos Vereadores de São Paulo e ao Palácio dos Bandeirantes junto com o líder religioso Ganoune Diop.


alesp