Homenagem aos 50 anos dos Boinas Azuis


30/05/2019 15:51 | Evento | July Stanzioni - Fotos: Lia Britto

Compartilhar:

Cabo Cazarotte, Daniel Daltoso, Coronel Telhada e Cabo Tártaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235074.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Policiais militares, civis, guardas municipais e autoridades participaram, na quarta-feira (29/5), no auditório Paulo Kobayashi de evento da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz, (ABFIP), que entregou medalhas de honra ao mérito e comemorou os cinquenta anos dos Boinas Azuis.

A homenagem foi iniciativa do deputado Coronel Telhada (PP). "Mais uma vez condecoramos policiais militares, civis, homens e mulheres das forças armadas, das guardas municipais, pessoas que se destacaram no seu dia a dia. Hoje, coincidindo com o Dia Internacional dos Boinas Azuis, é motivo de alegria e de dizer muito obrigado à essas pessoas, responsáveis por grandes atos de salvamento. Colocar nosso mandato e a Assembleia à disposição para essas homenagens é um privilégio", afirmou o parlamentar.

As Forças de Paz brasileiras estiveram presentes em diversos países em momentos de conflito: Egito, República Dominicana, Guatemala, Equador, Peru, Congo, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Moçambique, Timor Leste, Croácia, Prevlaka, Índia, Paquistão, Libéria, Angola, Ruanda, Ex-Iugoslávia, Nova Guiné Ocidental, Eslavônia Oriental, Haiti, Costa do Marfim, Chipre e Guiné Bissau.



Missões pelo mundo



O presidente da ABFIP, Walter Mello de Vargas, lembrou ter integrado a primeira missão de paz que o Brasil participou, com o batalhão de Suez, em 1967. "De lá para cá, o Brasil participou de todas as missões com muito brilho. Nesta homenagem tivemos oficiais representando o Haiti, o Timor Leste. O Batalhão de Suez foi o de maior tempo de duração e o maior número de integrantes, até vir o Haiti", relembrou.

Hoje, quase dois mil militares brasileiros compõem diversas missões em andamento pelo mundo, enfrentando condições adversas, distantes da terra natal, combatendo, salvando e pacificando guerras.

Joílson Barbosa de Brito, capitão do Exército Brasileiro relembrou os tempos de missão no Haiti. "Fui em 2011 para lá e passamos sete meses no Haiti auxiliando na reconstrução daquele país, mantendo a estabilidade e a segurança de lá, até que aquela nação se reerguesse. O exército participou por mais de 10 anos da missão de paz e estou feliz em ter feito parte dessa missão internacional", argumentou.

Já Maurício Romeo Martins, coronel do Exército Nacional declarou estar emocionado em receber o colar oficial da paz, honraria para poucos militares. "Estou me sentindo muito honrado e feliz por ser escolhido para receber esse colar da paz. Como Exército Brasileiro nós participamos de muitas missões de paz, desejamos a paz, queremos isso", disse.

Além dessas, o sargento Anderson, da Polícia Militar recebeu homenagem pela ação na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano. "Fico feliz pelo reconhecimento, ao mesmo tempo quando recordo o que aconteceu, lembramos das famílias que perderam seus filhos.", disse.

Anderson ainda ressaltou a atuação da Polícia Militar: "fazemos um trabalho diferenciado, saímos da nossa casa e não sabemos se iremos voltar. Costumo dizer que quando todos correm daquele perigo nós corremos para aquele perigo. Nós temos família, filhos e pessoas que se importam conosco. Ficamos felizes de saber que a nossa missão está sendo cumprida como tem de ser", finalizou.

alesp