Alesp recebe eventos sobre o Pau-Brasil


04/06/2019 12:40 | Solenidade | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dulce Rita<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sub-Tenente Standretti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235150.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vice-Almirante Antonio Carlos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235151.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luis Guimarães<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235152.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dulce Rita<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa foi palco de um ato solene para abertura da exposição "Operação Pau-Brasil", que contou com a presença de vereadores da capital e autoridades da Marinha Brasileira. Com o intuito de trazer conhecimento sobre a árvore nacional, o evento foi realizado na segunda-feira (3/6), no auditório Franco Montoro.

Criada em 2011, a Operação Pau-Brasil tem como foco ampliar o conhecimento sobre o patrimônio natural do país, dando continuidade à história do Pau-Brasil que atualmente tem baixa presença na Mata Atlântica.

Para impedir sua extinção e estimular o plantio de mudas por alunos de escolas municipais, a Lei 9.832 de autoria da vereadora Dulce Rita autoriza o plantio de mudas do Pau Brasil no município de São José dos Campos. "Nossa maior preocupação é o que vamos deixar para nossos netos. Temos a cada dia saber a importância dessas árvores para o nosso país", disse.

Segundo a vereadora, a plantação de árvores do Pau-Brasil em prédios escolares auxiliam o entendimento de crianças e jovens em matérias que envolvam o patrimônio natural do país. "Meu foco é que outros municípios trabalhem com o intuito de resgatar essa espécie", enfatizou.

Luiz Guimarães, coordenador nacional da operação Pau-Brasil enfatizou que a diferença desses trabalhos não está baseada na quantidade de realizações, mas na qualidade de ações que despertam o interesse de toda a população. "É importante saber o que nossa pátria faz para envolver as próximas gerações", concluiu.

O evento ainda contou com a diplomação de autoridades da Marinha que receberam reconhecimento pelas atividades que atuam na preservação e fiscalização de qualquer poluição ambiental no mar. "Temos que comemorar o crescimento das ações marítimas na cidade de São Paulo", concluiu Claudio Henrique Mello, comandante do 8º distrito Naval.

Pau-Brasil

Considerada símbolo brasileiro, o Pau-Brasil (Paubrasilia echinata) está localizado na Mata Atlântica, região nordeste de país. Sua exploração foi à primeira atividade econômica, logo após descobrimento pelos portugueses em 1500.

A árvore possui madeira nobre e pode atingir 30 metros de altura e 1,5 metros de tronco. Seu nome remete aos tons terrosos e avermelhados de sua casca e resina.

Patrimônio Nacional

Comemorado anualmente no dia 3 de Maio o Dia Nacional do Pau-Brasil foi escolhido para relembrar a importância de sua preservação. Recebeu o título de "Árvore Nacional" em 1978 após publicação da lei 6.607.



Exposição Pau-brasil

Período: até o dia 14/6

Horário: De segundas a sextas-feiras

das 8h às 20h

Local: Heróis de 32 " Alesp

Avenida Pedro Álvares Cabral, 201

Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610

alesp