Alesp sedia ato solene para celebrar o Dia Mundial da África

Comemorada anualmente no dia 25 de maio, data serve para refletir sobre a memória do continente
08/06/2023 16:25 | Solenidade | João Pedro Barreto, sob supervisão de Tom Olivera - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Ato solene sobre Dia da África<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Maurici e Paulo Fiorilo (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Paula da Bancada Feminista (PSOL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Benazira Djoco e Rafael Pinto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene sobre Dia da África<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um ato solene celebrou, nesta terça-feira (6), o Dia Mundial da África na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A solenidade foi organizada pelo deputado Maurici (PT) e contou com a presença de diversos cônsules, representantes de entidades internacionais e parlamentares.

"A África não é só o continente ao qual se atribui a gênese de nossa espécie, mas é também um continente que tem uma história muito ligada ao Brasil. Uma parte considerável do que nós somos e de nossa cultura vem da África", afirmou Maurici.

Benazira Djoco, coordenadora do Comitê de Imigrantes e Refugiados em São Paulo e nascida na Guiné-Bissau, também compôs a mesa do evento e destacou a importância de recordar a data. "O dia da África não se celebra só no dia 25 de maio. É uma data que veio com muita luta e nos faz refletir sobre os nossos antepassados. Perceber que a Alesp traz essa memória para a Casa me deixa muito feliz", disse.

Passado e presente

Para a deputada Paula da Bancada Feminista (PSOL), as comemorações da data no Brasil possuem dois papéis: falar sobre a herança e a memória afro-brasileira e jogar luz sobre a situação dos imigrantes africanos que vivem hoje no país.

A parlamentar, que também participou do evento, ressaltou a necessidade de entender como vivem as pessoas que vêm do continente africano, muitas vezes como refugiados, e que enfrentam frequentemente condições precárias de existência e trabalho.

Na mesma linha, Maurici destaca que a discussão no ato solene não ficou presa à história. "Aparentemente estamos nos referindo a coisas do passado, mas não, são situações que acontecem no presente, um sentimento de exclusão que existe no presente e para o qual nossa sociedade tem que abrir", comentou.

Comissão de Relações Internacionais

A solenidade foi uma iniciativa da Comissão de Relações Internacionais (CRI) da Alesp, liderada pelo presidente do colegiado, deputado Maurici. O ex-presidente e atual membro efetivo da comissão, Paulo Fiorilo (PT) também esteve no encontro.

Maurici lembrou a responsabilidade na construção de relacionamentos entre o Parlamento Paulista e os outros países do mundo, mas enfatizou que o grupo tem o papel de formular políticas que permitam aos imigrantes e refugiados o exercício pleno da cidadania no Estado de São Paulo.

Além disso, a deputada Paula da Bancada Feminista reiterou que o evento promovido pela CRI tem a função de mostrar uma história que não é usualmente tema na Assembleia. "É muito comum vermos homenagens ligadas à migração europeia, então entender que o povo brasileiro não se resume a isso é muito importante para nós. É contar uma outra história do Estado de São Paulo que muitas vezes a Casa não conta", disse.

Dia Mundial da África

A data do Dia Mundial da África é, na realidade, comemorada no dia 25 de maio e celebra o dia da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana. A OUA surgiu após a independência de diversos países no continente, em 1963, e tinha o objetivo de lutar contra o colonialismo e neocolonialismo e pela liberdade da África.

Para Benazira Djoco, além de celebração, o dia tem a função de fazer o povo africano refletir sobre a sangrenta luta de seus antepassados pela libertação do continente e que o mundo enxergue, de fato, o que há de bom na África.

Ela também enfatiza que o caminho para a libertação africana ainda não acabou. "A África não está livre totalmente como queremos. A liberdade da África vai se dar com a união dos países. Pensamos que quanto mais os africanos beberem dos saberes dos próprios africanos chegaremos a um sentimento de liberdade", afirmou.

Representantes consulares presentes

O evento contou com a presença de diversos representantes de consulados e embaixadas de países africanos e de outras regiões do planeta. Compareceram a cônsul-geral de Angola, Stela Santiago; o assessor especial do Consulado Japonês em São Paulo, Kazutoshi Inoue; o cônsul-geral do Peru, Luis Armando Monteagudo; a cônsul de assuntos políticos de Cuba em São Paulo, Yasnahi Gonzales Rodríguez; o cônsul-geral da Rússia, Vladimir Tokmakov; o assessor econômico e comercial da embaixada da Malásia, Kossi Telou; a secretária-geral do Consulado-Geral da Itália em São Paulo, Rita Guarino; e a cônsul-geral da República da África do Sul em São Paulo, Tinyiko Kumalo.

alesp