Comunidade coreana celebra 60 anos da imigração no Brasil com cerimônia na Alesp

O ato solene contou com a presença de autoridades e ressaltou a cooperação dos imigrantes para o país e para São Paulo
13/02/2023 14:18 | Solenidade | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

 Aniversário dos 60 anos da Imigração Coreana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Aniversário dos 60 anos da Imigração Coreana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aniversário dos 60 anos da Imigração Coreana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295230.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Aniversário dos 60 anos da Imigração Coreana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Aniversário dos 60 anos da Imigração Coreana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295241.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Aniversário dos 60 anos da Imigração Coreana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295242.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Aniversário dos 60 anos da Imigração Coreana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295243.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Aniversário dos 60 anos da Imigração Coreana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295244.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295245.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Aniversário dos 60 anos da Imigração Coreana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um ato solene, realizado nesta segunda-feira (13) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, celebrou os 60 anos da imigração coreana no Brasil. O evento, organizado e promovido pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), destacou a importante contribuição da cultura coreana para o desenvolvimento brasileiro, sobretudo do território paulista.

A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente da solenidade, o presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp, deputado Paulo Fiorilo; o secretário executivo da Secretaria de Negócios Internacionais, o embaixador Afonso Massot, representando o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, o Sr. Insang Hwang; o chefe do Escritório de Representação em São Paulo, do Ministério das Relações Exteriores (Eresp), o embaixador Raymundo Santos Rocha Magno; e o presidente da Associação Brasileira dos Coreanos no Brasil, Dr. Augusto Myung Ho Kwon.

No pronunciamento de abertura da sessão solene, Fiorilo agradeceu pelos laços de amizade entre a Alesp e os imigrantes coreanos, além parabenizá-los pela contribuição para a riqueza cultural do estado de São Paulo.

Em seguida, foi exibido um vídeo que mostrou a história da imigração coreana com alguns depoimentos dos primeiros imigrantes. "Para mim, é uma honra ser considerada a primeira filha dos primeiros imigrantes e eu espero continuar honrando nossa comunidade", declarou Heloísa Yang, nascida em 1963.

Dentre as autoridades presentes que discursaram, estava o presidente da Associação Brasileira dos Coreanos no Brasil, o Dr. Augusto Kwon. "Os imigrantes enfrentaram muitos desafios, principalmente com o idioma, mas a sociedade e o governo brasileiro os acolheram", declarou.

Além dele, também discursou o chefe do Eresp, o embaixador Raymundo Santos Rocha Magno. Ele destacou a moda feminina, o estilo musical k-pop e a culinária como algumas das principais contribuições da cultura coreana para o Brasil, além de ter acrescentado a cooperação coreana para o progresso na ciência e tecnologia, além das boas relações diplomáticas.

"Chegaram no Brasil, em 12 de fevereiro de 1963, cerca de 103 coreanos. Foi uma viagem que durou mais de dois meses. Atualmente, são mais de 50 mil pessoas pertencentes à comunidade coreana", afirmou o cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, Sr. Insang Hwang.

Também participaram e discursaram os parlamentares Castello Branco (PL) e Janaína Paschoal (PRTB). "Mais do que ser acolhido, o povo coreano já tem condições de acolher os novos povos que vêm chegando numa terra multicultural, como são o Brasil e o estado de São Paulo", ressaltou a deputada.

Na ocasião, o Dr. Augusto Kwon entregou as placas de agradecimento da Associação Brasileira dos Coreanos. Dentre os homenageados, estava a filha dos primeiros imigrantes coreanos no Brasil, Sra. Heloísa Yang; a filha do Sr. Mita, Sra. Sati Mita; o empresário, Sr. Hyo-Suk Han; o ex-prisioneiro da Guerra da Coreia, Sr. Kwan-Taek, e o médico, Sr. Young-Man Lee.

A cerimônia se encerrou com a apresentação do Coral das Mães, que cantou "Arirang", "País Belo" e "Nesta Rua".

alesp