Ato solene na Alesp reúne representantes consulares sediados em SP
01/12/2022 12:19 | Solenidade | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio
Um ato solene realizado nesta quinta-feira (1), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, reuniu representações consulares sediadas no Estado. O evento, organizado e promovido pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), também teve a finalidade de apresentar os trabalhos da Comissão de Relações Internacionais, em parceria com os consulados.
"Um dos objetivos institucionais da Comissão de Relações Internacionais é dialogar com as diversas representações diplomáticas estabelecidas em São Paulo, visando à promoção de parcerias e à cooperação em diversas áreas de políticas públicas, além de reflexões sobre temas comuns que interessem ao povo de São Paulo e ao desenvolvimento econômico, social e cultural de nosso estado", disse Fiorilo, que é o presidente da comissão.
Na ocasião, os membros da mesa da solenidade, que foi composta pelo parlamentar Fiorilo (PT); representando o presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), o deputado Wellington Moura (Republicanos); os membros da Comissão de Relações Internacionais deputada Janaína Paschoal (PRTB) e deputado Maurici (PT); e o secretário estadual de Relações Internacionais, Júlio Serson.
A parlamentar Janaína Paschoal afirmou que este é um encontro capaz de mostrar que as relações entre os Estados são institucionais, e não governamentais. Além disso, ela ressaltou que o foco desses encontros deve ser cada vez menos econômico e mais voltado para o âmbito da troca de informações e experiências.
Dentre os representantes consulares do Estado de São Paulo presentes na reunião, estava o cônsul-geral do Paraguai, o embaixador Luiz Fernando Avalos. Em seu discurso, ele agradeceu pelo vínculo de amizade com a Alesp e pela cooperação universitária mantida entre o consulado e o Parlamento Paulista.
Também foram ouvidos o cônsul-geral da Suécia, Sr. Renato Pacheco Neto; o cônsul-geral de Israel, o Sr. Rafael Erdereich; o cônsul-geral da França, Sr. Yves Teyssier; e a cônsul adjunta da Itália, Sra. Lívia Satullo.
"Agradeço aos trabalhos da Comissão de Relações Internacionais e destaco a importância das relações de parceria entre o consulado e a Alesp dentro do Estado de SP, não só no âmbito econômico, mas também nos setores educacional e cultural. São 22 milhões de descendentes italianos e 300 mil cidadãos italianos presentes em SP. Então, a Itália continuará sendo um parceiro fundamental", destacou a representante italiana.
O parlamentar Mellão (Novo), que também esteve presente e foi convidado a sentar-se à mesa da solenidade, ressaltou que "São Paulo só é grande graças aos países aqui representados. São Paulo é grande, São Paulo pertence ao mundo".
Notícias relacionadas
- Alesp sedia ato solene para celebrar o Dia Mundial da África
- Alesp recebe formatura do Curso Arimateia
- Comunidade coreana celebra 60 anos da imigração no Brasil com cerimônia na Alesp
- Ato solene defende gratuidade no transporte público para idosos e aposentados, em SP
- Educação para jovens e adultos foi tema de debate em ato solene na Alesp
- Aniversário de 90 anos do São Paulo Futebol Clube é comemorado na Alesp
- Alesp recebe eventos sobre o Pau-Brasil
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições