Dia do Escrevente é comemorado na Assembleia Legislativa








Ato solene em homenagem ao Dia do Escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo foi realizado na última segunda-feira (3/6) no auditório Franco Montoro.
A Justiça paulista conta com cerca de 30 mil escreventes técnicos judiciários que são responsáveis por atender o público nos fóruns mas, segundo Joara Ferreira Borges, técnica aposentada, o trabalho desses profissionais extrapola essa função. "O escrevente é o coração do processo. Além de dar andamento, ele se interessa por agilizar a sua tramitação, uma vez que entra em contato com as pessoas envolvidas para entender a questão e as orienta sobre os procedimentos a serem adotados", analisou.
O encontro na Assembleia serviu também para apresentar as reivindicações da categoria, entre elas melhores salários e condições de trabalho. "Estamos discutindo a pauta reinvidicatória para 2019. O nível universitário " já há um projeto inclusive aqui na Alesp " e a chamada de novos escreventes aprovados nos últimos concursos, que estão aguardando serem chamados", salientou Carlos Alberto Marcos, presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário (Assojures).
Sabrina Amorim, advogada, é uma das aprovadas no último concurso público, entre os cerca de 1600 candidatos para técnico judiciário. "Viemos para tentar entender o que está acontecendo, a razão da necessidade de novos escreventes, pois os processos crescem cada vez mais e a população precisa da prestação jurídica. Somos força de trabalho para o tribunal e queremos exercer a profissão da melhor maneira possível", declarou.
Proponente do ato solene, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) acompanha a luta da categoria há cerca de dez anos. Alem de audiências públicas, o parlamentar é autor do Projeto de Lei 3 de 2018, que autoriza o Poder Executivo a instituir nível universitário no cargo de escrevente técnico judiciário.
"Sem escrevente não tem Poder Judiciário em funcionamento. Só que eles estão com a vida funcional defasada, o salário arrochado, por isso estão lutando pelo nível universitário, muito importante por ajudar na valorização da carreira. Faltam escreventes no TJ e nas suas comarcas. Os atuais estão com uma sobrecarga imensa de trabalho", finalizou.
As funções do escrevente, segundo o código de Processo Civil - artigo 141 - são: redigir, em forma legal, os ofícios, mandados, cartas e outros documentos necessários ao seu ofício; executar as ordens judiciais; comparecer às audiências ou designar para substituí-lo um escrevente técnico judiciário, datilógrafo ou taquígrafo; ter, sob sua guarda e responsabilidade, os autos dos processos que acompanha; entre outras atribuições especificadas por cada estado.
Notícias relacionadas
- Alesp sedia homenagem a membros da Câmara Brasileira de Cultura
- Alesp recebe ato solene em comemoração aos 78 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa
- Alesp homenageia Aristocrata Clube pelos 62 anos de história em SP
- Alesp sedia homenagem do Dia Estadual das Filhas de Jó
- Ato Solene discute políticas públicas para segurança alimentar nos municípios
- Produção de alimentos saudáveis e regeneração socioambiental são temas de ato solene
- Solenidade debate participação de conselhos populares na formulação de políticas públicas
- Ato solene homenageia os 73 anos de independência do Estado de Israel
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações