Projeto Educação de Jovens e Adultos recebe tributo na Alesp


18/06/2019 11:28 | Evento | July Stanzioni - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235989.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235990.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235991.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235992.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235993.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou tributo à Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Reverendo Jacques (EJA), localizada na zona sul da capital paulista. O evento aconteceu na última segunda-feira (17/6) no plenário Dom Pedro I.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL), foi o propositor da iniciativa. Ele também é autor de um projeto de lei que torna obrigatória a manutenção das turmas presenciais do EJA pela Secretaria Estadual de Educação.

"O aluno irá interagir com outras pessoas, com os professores, ter acesso a conhecimentos que ele não tinha. Fazer parte de grupos de cultura. Ele vai crescer não só do ponto de vista de conhecimento e conteúdo, mas de relacionamento. Isso é muito importante, pois muitas pessoas saem do estado de depressão por conta da volta ao estudo em EJA", declarou.

A EJA dá a oportunidade para que pessoas que tentaram voltar aos estudos ao longo da vida se sintam cidadãs. "O estudo é uma luz. Nos tira de vários obstáculos. Ele nos forja o caráter e o conhecimento para ir além do conhecimento, nos tornando cidadãos de qualidade", declarou Zoraide Martins de Araújo, que está terminando o 3º ano do ensino médio.

A professora Marisa Sampaio Diniz afirmou que os alunos da EJA são beneficiados em vários outros aspectos, além das matérias do dia a dia. "Voltando à escola eles se redescobrem. Coisas que eles não sabiam começam a aprender e o mundo se abre para eles. Alguns vão até a universidade. É um auxílio de vida", argumentou.

O principal homenageado do evento foi Cléber Souza, aposentado de 80 anos que voltou a estudar aos 77, por incentivo do filho. Ele conta o que representa a Educação de Jovens e Adultos em sua vida. "Tinha feito só até a 3ª série. Depois, fiz tudo, até o colegial", disse.

O objetivo do evento foi valorizar a população de mais idade que voltou a estudar.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da necessidade em oferecer uma chance de estudo para pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.


alesp