Alesp recebe 2ª reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Escola sem Partido


12/08/2019 18:50 | Reunião | Amanda Nascimento - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Douglas Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Caroline e Thiago Silvestre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Flávio Morgestern e Cabo Junio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237838.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 2ª Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Escola sem Partido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última segunda-feira (12/8), a Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu a 2ª reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Escola sem Partido coordenada pelo deputado Douglas Garcia (PSL). O movimento foi criado em 2004 pelo advogado Miguel Nagib e defende que a sala de aula seja um espaço de liberdade.

"O objetivo é batalhar pela pluralidade de ideias, por um ambiente diverso, onde as diferentes correntes ideológicas na sala de aula venham se neutralizar. Afinal de contas, o Escola Sem Partido não é lei de mordaça, não é lei que vem para calar o professor. Pelo contrário, é uma lei que garante ao estudante pluralidade de ideias", disse Douglas Garcia.

A deputada estadual de Santa Catarina Ana Caroline Campagnolo esteve presente na discussão e mencionou os impactos da propaganda partidária dentro das escolas. "Eu trouxe para a Casa hoje quais são os problemas que a doutrinação e propaganda partidária ideológica dentro da escola podem causar. Além de os alunos perderem o tempo da aula, isso implica na liberdade de consciência e crença deles. Também afeta os pais no seu direito assegurado de ser responsável pela educação moral e religiosa de seus filhos".

Para o escritor Flávio Morgestern, o movimento busca apresentar à população ideias diversificadas. "Você doutrinava a pessoa para ela pensar sempre daquele jeito e ela nunca fugia disso. Agora estão aparecendo algumas propostas, como a Escola Sem Partido, para você romper com esse ciclo e mostrar ideias que antes eram consideradas proibidas pela maior parte da população".

Além dos citados, também estiveram presentes o deputado federal, Cabo Junio Amaral (PSL/MG) e Tiago Silvestre, representando o deputado Castello Branco.


alesp